Banco Itaú estourou cofres para comprar gigante das mãos do Carrefour em valor bilionário
Parece até estranho lendo de primeira, mas você sabia que o Banco Itaú Unibanco, um dos principais bancos do Brasil e do mundo, acabou estourando cofres em um valor bilionário para comprar gigante das mãos do Carrefour?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Você agora deve estar se perguntando: “Como assim? O que uma rede de mercado tem haver com banco?”. Calma que a gente explica!
Compra de bilhões
Era o ano de 2011, mais precisamente em abril daquele ano, quando o Banco Itaú Unibanco anunciou a compra de parte das ações, equivalente a 49%, do banco CSF, que pasmem, pertencia a rede Carrefour e por uma bagatela de R$ 725 milhões, segundo informações da Exame.
Vale destacar que, à época a varejista estava prospectando um comprador para a parte do banco que pertencia à Cetelem, uma instituição financeira voltada à crédito e empréstimos.
O CSF era responsável por ofertar produtos e serviços financeiros da rede Carrefour no Brasil. Ao todo, o banco possuía 7,7 milhões de contas e uma carteira de crédito de R$ 2,25 bilhões.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Itaú, Caixa, Santander e +: Fechamento geral das agências é confirmada hoje (13) com ordem do Banco Central
● O fim de serviço vital do Itaú e substituto convocado às pressas em comunicado oficial
● Venda a maior rival: Fim de serviço popular do Itaú, após 3 décadas, deixa milhares de clientes aos prantos
Quais impactos dessa compra causou no Banco Itaú?
Essa compra do CSF aumentou ainda mais a vantagem do Itáu em relação a outros bancos relacionados ao varejo. Vale dizer que na éoca da transação, o banco itaú já era sócio dos braços financeiros do Grupo Pão de Açúcar, do Magazine Luíza e parceiro do Walmart.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na ocasião, ainda de acordo com o portal Exame, o Bradesco também estava no páreo para conseguir comprar o banco do Carrefour, visto que ele já havia comprado o Banco Ibi, que pertencia à C&A, e tinha participação no braço financeiro da rede varejista gaúcha Colombo.
No ano de 2020, conforme divulgado pelo site Passageiro de Primeira, o Banco Carrefour, passou a fazer parte da Rede do Sistema Financeiro Nacional.
Com o aval do Banco Central, a instituição se integrou aos sistemas e ambientes de liquidação bancária, trazendo, assim, uma maior amplitude aos produtos e serviços oferecidos.
Ainda mais eficiente
Como primeiro diferencial, o Banco Carrefour passou a emitir os boletos para pagamento dos cartões Carrefour e Atacadão sob o código 368.
O movimento trouxe praticidade para o cliente, já que, de agora em diante, com o pagamento da fatura, a liberação de crédito pode ser imediata.
Além disso, abriu a possibilidade do consumidor utilizar a rede Banco24Horas para fazer a quitação de boletos.