O banco Macro, rival da instituição brasileira, desembolsou grande quantia em dinheiro para comprar operações do concorrente
O Itaú Unibanco (ITUB4) tomou uma decisão estratégica e optou por vender suas operações na Argentina, em meio à prolongada crise econômica que assola o país vizinho.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O comprador desta transação é o Banco Macro, com o qual o maior banco privado brasileiro já vinha negociando desde, pelo menos, junho deste ano.
O valor da venda reflete o declínio da relevância da Argentina no cenário corporativo e econômico. O Itaú receberá R$ 250 milhões pela operação, o que equivale a apenas 0,1% do valor de mercado do banco na B3 hoje em dia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na prática, essa venda se assemelha a um desinvestimento considerável para o Itaú, uma vez que o negócio terá um impacto negativo estimado em cerca de R$ 1,2 bilhão em seu resultado, de acordo com a instituição financeira.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Histórico do Itaú na Argentina
O Itaú mantém uma presença de longa data na Argentina, remontando a 1979, quando estabeleceu uma unidade voltada para atacado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O atendimento ao público em geral começou em 1995, durante o auge do processo de “dolarização” da economia argentina.
+O forte e importante comunicado da Coca-Cola, após consumidor expor ter encontrado rato em garrafa
Após a conclusão da venda, o banco planeja manter apenas um escritório de representação local. “Continuaremos a atender nossos clientes corporativos e de wealth e private bank a partir de nossas unidades no Brasil e em nossas demais unidades no exterior”, afirmou o Itaú em comunicado oficial.
Com essa aquisição, o Banco Macro solidifica sua posição como o maior banco privado de capital argentino no país, contando com 565 agências e aproximadamente 9,4 mil funcionários.
Qual o telefone do Itaú?
Para entrar em contato com a central do Itaú basta ligar para (11) 4004 4828. O atendimento é de segunda a sábado, das 08h às 22h.