Estratégia equivocada do SBT acaba desvalorizando seus artistas

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Emissora de Silvio Santos tem estratégia equivocada (Foto: Reprodução/SBT)

Emissora de Silvio Santos tem estratégia equivocada (Foto: Reprodução/SBT)

Os artistas da Globo são os mais conhecidos e valorizados do Brasil. Isto é resultado não apenas da hegemonia da emissora carioca entre o público, mas também da participação de seus artistas em várias atrações da programação, o que denota visibilidade. As emissoras concorrentes da Globo raramente se utilizam dessa prática, e o SBT ainda tem o agravante de tratá-los como personagens.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Twitter: @Ligado_na_TV | @JuniorDanyllo

Além de não dar o devido espaço aos artistas em sua grade de programação, quando o faz, trata os artistas pelos personagens das novelas. Isto geralmente ocorre quando esses artistas são convidados a participar de programas da emissora. Via de regra, são os atores que estão no ar nas novelas infantis, como ocorrido neste domingo (01) no Domingo Legal de Portiolli.

Talvez a estratégia da alta cúpula da emissora de Silvio Santos diga respeito à possível visibilidade ao personagem em si, o que atrairia mais audiência para as telenovelas do canal. Entretanto, acaba desvalorizando os artistas, uma vez que o público não os conhece verdadeiramente e, assim, não cria a empatia necessária.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

+ Ligado na TV: Record não tem competência na produção de programas de qualidade para seus apresentadores

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tal empatia é essencial para o que o telespectador se identifique com o ator/atriz, procure e siga em redes sociais e valorize seus trabalhos, sejam eles onde for. Ou seja, não associa apenas ao personagem, mas ao artista, o que gera a consequência de prestigiar o profissional em trabalhos atuais e futuros. Este fato revela e comprova o equívoco da estratégia da emissora da Anhanguera.

Entre tantas decisões inesperadas e duvidosas, não espantam algumas ações do Sistema Brasileiro de Televisão. No entanto, a torcida é sempre pela valorização dos artistas, dos canais e da qualidade de todas as programações televisivas.

Contato: danyllo@otvfoco.com.br

As opiniões emitidas neste texto são de inteira responsabilidade do autor, não correspondendo, necessariamente, ao ponto de vista do TV Foco

Autor(a):

Escreve artigos de opinião sobre televisão desde 2009. Enfermeiro, Mestrando da UFRN, autor de livro - Morte Gêmea - e contos, e apaixonado pelos afins da televisão. Integra a equipe do TV Foco/iG desde maio de 2013, assinando atualmente a coluna semanal ‘Ligado na TV’, na qual lança seu olhar sobre o curioso universo televisivo. (e-mail: danyllo@otvfoco.com.br)

Sair da versão mobile