Lembram dele? Após luta contra câncer terminal, estrela da Globo se despediu e fez último pedido
Muitos não lembram, mas a partida de um dos maiores atores da Globo, Gilberto Martinho, foi marcada na história como uma das grandes perdas da TV brasileira.
Gilberto foi pioneiro um dos pioneiros da TV e estrelou no passado várias novelas da Globo. De acordo com o TV História, o ator inauburou na TV Tupi, em 1950, onde ele participou de teleteatros.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+Fátima Bernardes expôs saída do Jornal Nacional e revelou motivo que ninguém imaginava: “Eu sentia”
Contudo, seu sucesso veio através de um personagem infantil, o Falcão Negro, herói brasileiro que protagonizou uma série de mesmo nome, na TV Tupi, entre os anos de 1957 e 1963.
A partir daí, a carreira de Gilberto deslanchou. Após o fim da série, ele estreou em novelas em Alma Cigana, produção da TV Tupi de 1964. Depois, o artista migrou a Globo, integrando o elenco de Anastácia, a Mulher sem Destino, em 1967. Nos anos seguintes, Gilberto Martinho ficou conhecido como “coronel da teledramaturgia”.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Ex amor de Roberto Carlos não se contém e assume o que era impossível fazer em relação: “Não dava mesmo”
● Após décadas, Magdalena Bonfiglioli fala de Ratinho e expõe tudo que sente: “A ditadura do camarim”
● Lembra dele? Eterno Kokimoto de Carrossel está irreconhecível e trabalhando com profissão comum aos 20 anos
O apelido se deu por conta dos diversos personagens onde Gilberto dava vida a coronéis. O primeiro coronel vivido pelo ator foi em Irmãos Coragem, de 1970, onde ele foi o pai da mocinha vivida por Gloria Menezes. Ele também foi coronel em O Tempo e o Vento, de 1985, onde ele encarnou o personagem Ricardo Amaral.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A sua última novela foi no ano de 1985, Roda de Fogo, onde ele viveu o aposentado Gilson. Na década de 90 ele ainda foi visto no Você Decide, produção da Globo.
LUTA CONTRA O CÂNCER, DESPEDIDA E ÚLTIMO PEDIDO MARCARAM LUTO PELO ATOR
A morte de Gilberto Martinho, em 19 de agosto de 2001, acabou deixando o Brasil de luto. Internado a três semanas devido a um câncer terminal, o ator aceitou a morte e revelou seus últimos desejos.
De acordo com o jornal Folha de São Paulo, o ator, por conta do sofrimento causado pelas complicações do enfisema, estava sedado havia duas semanas, a pedido dele mesmo.
+A Fazenda 14: Deolane não segura o choro após produção colocar música de MC Kevin
De acordo com a publicação, a grande estrela da Globo se despediu da família, preparou um testamento e pediu para ser sedado. O enterro dele ocorreu na Barra de São João, Região dos Lagos. Ele foi sepultado com roupas brancas e sem sapatos, conforme era o seu desejo.