O designer gráfico virou um símbolo ‘Padrão Globo de qualidade’, mas perdeu espaço até ser enxotado da emissora
Desde a reformulação mais recente do logo da Globo e as novas identidades visuais do Caldeirão e do Domingão com Huck, os fãs mais antigos da emissora carioca clamaram pela volta de Hans Donner, designer que marcou época ao longo de 46 anos na Platinada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Hans Donner foi um dos poucos profissionais que mesmo atuando por de trás das câmeras, conseguiu atingir o status de “estrela”, ao criar o logo que a empresa da família Marinho usa até hoje.
Na coluna Fez História de Hoje vamos relembrar a trajetória do designer que apesar de alcançar imenso sucesso, acabou sendo colocado na geladeira e posteriormente saiu pelas portas dos fundos da Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Donner fez inúmeros trabalhos memoráveis para a Platinada, em aberturas de novelas, como Tieta, Selva de Pedra e Deus Nos Acuda, além de jornalísticos, como Fantástico e Jornal Nacional premiados internacionalmente.
No entanto, a relação de sucesso entre o profissional e a Globo começou a estremecer em 2013, quando a emissora carioca começou a apostar em novas variações para a sua logomarca.
A cada atualização, o público se surpreendia com o estilo e o talento do profissional, sempre à frente do tempo. Essas alterações, no entanto, nem sempre agradaram o gosto pessoal do famoso.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Transmissores lacrados e venda: O triste fim de emissora de TV após ser obrigada a sair do ar às pressas
● Transmissores lacrados e arrancada do ar: O triste fim de emissora de TV amada após séria descoberta
● Sem condições de continuar: O triste fim forçado de emissora de TV, que deu adeus após ficar sem nada
“Durante todos esses anos, o logo da Globo foi castigado porque os computadores interferiram muito na filosofia e na limpeza do símbolo. Cada novo designer queria colocar reflexo, metal, etc. Os caras que trabalharam comigo destruíram a marca. Não propositalmente. Mas, de fato, ela piorou. Está na hora de limpar meu filhote e adicionar vida”, disse ele ao RD1 em 2013.
5 ANOS NA GELADEIRA E DEMISSÃO POR DEBAIXO DOS PANOS
No entanto, daquele ano em diante o veterano se afastou cada vez mais das decisões envolvendo as vinhetas da Globo, sendo completamente colocado na geladeira em 2016.
“Eles me deixaram lá [na Globo] por respeito. Não tinha mais a minha assinatura real. Não tive a chance de entrar no ‘Jornal Nacional’ e dizer muito obrigado, que estava em uma jaula maravilhosa de ouro e criando coisas novas. Sou muito grato. A TV Globo me deu uma oportunidade que nenhum designer gráfico do mundo todo teve até hoje, atingindo milhões de pessoas por dia. É inimaginável”, desabafou Donner em entrevista a UOL.
“A minha equipe desmanchou, o Boni não estava mais lá. O padrão Globo foi muito elevado, bateu no teto. E o mundo mudou. Provavelmente, não faz mais sentido gastar uma fortuna para fazer uma abertura do ‘Fantástico’”, confrontou Hans, que não faz mais parte oficialmente da emissora desde junho de 2021.