AOS 50 ANOS
Relembre a história de Dina Sfat
05/06/2022 às 16h00
A atriz lutou bravamente contra a doença e dedicou seus últimos dias de vida as gravações da novela da Globo
Reconhecida internacionalmente pelas tramas que leva ao ar desde a década de 50, as novelas da Globo são um dos principais produtos da emissora carioca há 70 anos, mas também colecionam histórias de bastidores bem delicadas, assim como aconteceu com a atriz Dina Staf, que viveu um drama pessoal durante a novela ‘Bebê a Bordo’.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dina era uma das maiores estrelas da Globo no final da década de 80, justamente quando a novela de Carlos Lombardi foi ao ar no horário das sete.
Ela interpretava Laura, uma mãe que carregava uma enorme culpa por ter abandonado a filha, no entanto, a história pessoal da atriz era bem mais complicada. Três anos antes de aceitar o papel na novela, a Global descobriu um câncer de mama, mas decidiu continuar trabalhando.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo um levantamento do TV História, durante as gravações da novela, Dina Staf começou a ter uma piora em seu quadro e foi confirmado que ela sofreu uma metástase, que é quando o câncer se espalha pelo corpo inteiro.
De acordo com matéria do Jornal do Brasil de 21 de março de 1989, Dina vivia reclamando de dores por todo o corpo, mas a própria família da atriz já considerava o caso dela sem solução.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda gravando a novela, a famosa recebeu ajuda financeira da Globo, que custeou a importação de remédios americanos. Na época, alguns medicamentos ultrapassam o valor de US$ 2 mil o frasco.
Em seu relato para o livro Autores, Histórias da Teledramaturgia, do projeto Memória Globo, Carlos Lombardi revelou que o médico da atriz lhe disse que o trabalho da Dina, na novela era a única coisa que a mantinha viva diante de um estado tão delicado.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● R$ 1.412 em risco: Bonner confirma alerta oficial do INSS a pagamento de idosos 60+
● Plantão Urgente: Globo, SBT, Record e todas as emissoras paralisam programação para notícia de Lula
● Arrebentaram o armário: 3 galãs mais lindos da Globo que se assumiram gays ao Brasil e você nem sabia
“Foi muito penoso para todos nós vê-la piorar durante a novela. Eu tinha que poupá-la muito fisicamente, já não podia escrever cenas externas para ela. Chegamos a falar com um dos médicos se seria o caso de afastá-la do trabalho, mas ele falou ‘Pelo contrário! Você devem mantê-la, porque, quando acabar a novela, ela vai morrer’. Realmente, a novela acabou em fevereiro de 1989 e a Dina Sfat morreu em março do mesmo ano“, revelou o autor.
Autor(a):
Erick Martins
Eu sou Erick Martins Carvalho, jornalista, formado na UNIP- Universidade Paulista. Atuo no mercado de TV desde 2020 sendo um grande consumidor de quase todos os canais de TV aberta. Sou fã de esportes e de telejornais diários, principalmente de noticiários locais como o Bom Dia São Paulo e o Balanço Geral SP Balanço Geral SP. Costumo escrever sobre programação, sobre o que acontece nos programas ao vivo e análises do meio televisivo. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @erickmartinstv. Email: [email protected]