A emissora foi condenada por reportagem tendenciosa exibida na época em que o Jornal Hoje era apresentado por Evaristo Costa
A Globo foi envolvida em um escândalo milionário durante uma acusação feita no Jornal Hoje, ainda na época de apresentação de Evaristo Costa. Na manhã desta segunda-feira (24), o site Notícias da TV afirmou que a platinada deverá pagar R$50 mil de indenização à um jovem por ter exibido sua foto ao vivo em 2010, o apontando como culpado de um crime.
Em resumo: Em Novembro de 2010, Douglas de Souza Ribeiro teve sua foto exibida e foi indicado que ele tinha sido acusado de aliciar uma menor de idade em Pinhais, no Paraná. Na época, o folhetim ainda era apresentado por Evaristo Costa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
PERDEU EM TODAS AS INSTÂNCIAS
Sabendo que não estava envolvido no crime e envolvido em tamanha calúnia, o rapaz entrou na justiça em 2011 para ser indenizado. Ainda segundo o portal de notícias, a Globo tentou entrar com recurso mas “perdeu tudo” em todas as instâncias, sendo obrigada agora a pagar a quantia de R$50 mil ao rapaz, inocentado no caso.
A história começou quando o caso do abuso de uma menina de 13 anos em Pinhais repercutiu no RPC TV, afiliada da Globo no Paraná. Desde então, a foto do rapaz como culpado do crime já havia aparecido nas telinhas, e logo depois, o caso foi repercutido no Jornal Hoje com Evaristo Costa.
CALÚNIA!
De acordo com o rapaz, após a errônea divulgação, sua vida mudou. Ele foi repudiado em seu bairro e até mesmo por colegas de escola, sendo obrigado a mudar para o Rio de Janeiro afim de evitar constrangimentos públicos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A emissora carioca ainda tentou responsabilizar a afiliada, mas como também repercutiu o caso, foi condenada. Em um dos recursos, a Globo alegou que só estava exibindo os fatos, com a liberdade de imprensa. O juiz que analisou o caso verificou que a reportagem apontou o rapaz como culpado e dez anos depois, ele será indenizado.
O nome de Evaristo Costa voltou a ser pauta no Jornal Hoje diante desse escândalo, mas vale detacar que o jornalista não teve responsabilidade alguma e a alta cúpula da Globo deverá pagar a dívida.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE