SAIBA MAIS

Ex-âncora do JH foi ameaçado de prisão, fugiu e morreu, após ter filho sequestrado e nunca mais vê-lo

12/12/2022 às 18h13

Por: Aline Fonseca
Imagem PreCarregada
Ex-âncora do JH, foi ameaçado de prisão, fugiu e morreu, após ter filho sequestrado (Reprodução)

Jornalista foi um dos primeiros a comandar o Jornal Hoje na Globo

O ‘Jornal Hoje’ é um dos principais telejornais da Globo e está no ar há mais de 50 anos. Ao longo de todo este tempo, o noticiário, que traz notícias de todo o Brasil, teve vários apresentadores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um dos primeiros âncoras do JH foi o jornalista Luis Jatobá. O profissional esteve na bancada do telejornal da Globo logo na estreia, no ano de 1971. Dono de uma carreira incrível no jornalismo, ele foi ameaçado de prisão, fugiu e morreu, após ter filho sequestrado e nunca mais vê-lo.

O jornalista começou sua carreira no rádio em 1935 e era conhecido pela sua voz potente. Antes de trabalhar na Globo, Luis Jatobá  passou pela TV Tupi e Excelsior.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Luís Jatobá apresentou o Jornal Hoje em 1971

Luís Jatobá apresentou o Jornal Hoje em 1971 (Foto: TV Globo/Reprodução)

No ano de 1966, ele estreou na emissora carioca e, logo que chegou, foi apresentador da TV Continental e TV Rio. Já no ano de 1971, comandou o JH, além de participar do Programa Flávio Cavalcanti.

FAMÍLIA

O ex-âncora do telejornal da Globo se casou duas vezes. Quando foi morar nos Estados Unidos, nos anos 1940, conheceu sua primeira esposa: Betty Hennlly.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 1961, Luis Jatobá se divorciou dela e se casou com atriz e pianista Margot Bittencourt. O jornalista teve quatro filhos que se chamavam Luiza, Arthur, Herme Luize e Luiz Carlos.

PERSEGUIÇÃO E PERDA DO FILHO

O jornalista sofreu perseguição e foi ameaçado de prisão durante o período da ditadura militar no Brasil. O ex-âncora virou alvo dos militares ao noticiar o atendimento precário dos hospitais públicos do Rio de Janeiro. Com medo das ameaças, Luis Jatobá fugiu do país e voltou para os Estados Unidos.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além da repressão, o jornalista teve que lidar com uma tragédia familiar: a perda do seu filho Luiz Carlos Jatobá. O rapaz era publicitário e foi sequestrado em 1981. O jornalista, então, nunca mais encontrou o seu herdeiro.

Ao retornar ao Brasil, o ex-âncora da Globo morreu aos 68 anos em 1982. Ele estava com a saúde debilitada, após ter operado a coluna vertebral.

 

Globo
JH
Jornal Hoje
Luis Jatobá

Autor(a):

Aline Fonseca - Formada em Jornalismo, já passei por assessoria de imprensa e pelo hard news. Atualmente, escrevo sobre famosos e tv, e sigo acreditando no poder transformador da informação de qualidade. Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.