Eduardo Mascarenhas conta sobre sua carreira como o lendário Xaropinho
O TV Foco conversou com exclusividade com o ator que dá vida ao personagem Xaropinho, do Programa do Ratinho. Eduardo Mascarenhas revelou em entrevista como é seu relacionamento com o apresentador e como tudo começou na carreira.
+ Exclusivo! Cantor amigo de Bolsonaro ataca o movimento LGBT: “Só pensam com o fiofó”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Eduardo contou que iniciou como roteirista de histórias em quadrinhos, focando em conteúdo infantil e trabalhou no estúdio do irmão do novelista Benedito Ruy Barbosa: “Com 14 anos de idade eu comecei a trabalhar no estúdio Eli Barbosa, criando personagens como Gorda, Patrícia Fofuros e Amendoins”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O parceiro de Ratinho, Mascarenhas também teve passagens pela Editora Abril, desenvolvendo roteiros para personagens Disney.
O ator chegou ao Ratinho em junho de 1998, depois que os personagens ET e Rodolfo foram para o Programa Domingo Legal: “Em 98 ele [Ratinho] começou a estourar. Nesta época, o Gugu contratou o ET e Rodolfo pra trabalhar com ele. Aí, o Ratinho ficou sem apoio de humorista pra brincar com ele. Foi quando eu joguei a ideia do boneco e ele gostou”.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
RELACIONAMENTO COM RATINHO
Perguntamos sobre como é o relacionamento do ator e roteirista com o Ratinho, e ele confessou que no início era estritamente profissional, realmente à base de contrato, mas depois isso mudou: “Hoje virou família. A minha relação com o Ratinho é muito familiar, de muito respeito, de muito carinho e de muita consideração”.
Eduardo explica ainda que Ratinho é o dono da marca Xaropinho, mas ele tem liberdade de realizar alguns eventos e ações, sempre combinando com o apresentador.
SILVIO SANTOS
Sobre contato com Silvio Santos nos corredores do SBT, Eduardo escancarou como é sua vivência com com Dono do Baú: “Eu tive pouco contato com o Silvio Santos ao longo desses 22 anos. Eu tive com ele umas 3 ou 4 vezes, no máximo. Ele é um tirador de sarro, me chama de Xavequinho, Xaveirinho”.
O parceiro de Ratinho nos programas ainda conta que se espelha bastante em Silvio Santos: “O jeito que ele da atenção para as pessoas, é um cara que você aprende com a simplicidade dele”, contou Eduardo.
+ Entramos na mansão absurda do padre Marcelo Rossi com academia própria, porta enorme e chão de espelho: “18 milhões”
PROGRAMA DE VOLTA
Eduardo ainda disse como será o protocolo para o retorno das gravações: “No programa do Ratinho, Faxinildo não entra, Marquito não entra, Santos…. Só entra o Ratinho, e com uma equipe muito reduzida. Menos câmeras, todo mundo distante”.
“O Ratinho hoje está gravando uma vez por semana, com equipe reduzida. A gente participa mas mantendo distância, todo mundo com muita precaução”. O ator disse ainda sobre sua colega que contraiu a doença: “Renata Schmidt chegou a ter Covid. Foi curada, nem sentiu que teve, mas foi indicado no teste”, escancarou o contratado do SBT.
XAROPINHO NA GLOBO?
Além da carreira interpretando o personagem ao lado de Ratinho, Eduardo também é pastor e professor de filosofia. No fim da entrevista, Mascarenhas abriu o jogo sobre uma proposta que recebeu da famosa diretora Marlene Mattos em meados de 2001: “Ela lançou uma proposta para que, naquela época, eu fosse pra Globo”.
O ator contou que recusou mas que esta não foi a única: “Eu tive umas propostas ao longo da minha vida, mas eu preferi ficar com o Ratinho. O SBT é uma casa excelente para trabalhar”.