Em conversa com o TV Foco, Lucy Ramos falou sobre representatividade e boatos de que seria a Brisa em Travessia
No ar em Amor Perfeito, na pele de Lívia, uma mulher submissa e casada com Ciro Albuquerque (Beto Militani), um homem rude que sempre a trata de forma seca, Lucy Ramos vive um momento histórico para a teledramaturgia brasileira.
Amor Perfeito se passa nos anos 30 e 40 e conta com metade do elenco preto que tenta abordar uma história que ficou apagada durante muitos anos, onde pretos assumem papéis de destaques nunca vistos em uma novela de época.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SAIBA MAIS! Bomba em Travessia – Ari ‘joga’ Tonho em abrigo e cai em desgraça: “Na sarjeta”
Lucy destacou a importância da representatividade na novela das seis da Globo. “Uma conquista”, disse a atriz que está muito feliz por fazer parte do elenco de Amor Perfeito, contando uma narrativa não necessariamente sobre racismo, mas sim um enredo sobre histórias que podem ser interpretadas por qualquer ator.
“A TV… A novela influencia muito na vida das pessoas. É uma magia aquilo. Assim como na vida, é o nosso desejo de viver sem ter que ficar falando o tempo inteiro sobre racismo, lutando por isso. É muito legal quando a novela mostra os pretinhos ali, mostrando as suas histórias independente do preconceito”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para a intérprete de Lívia em Amor Perfeito, ela vê como uma força positiva os pretos em cena com as suas raízes, contando uma parte da história que não foi divulgada, onde todos estão em posições de médicos, advogados, entre outras profissões e deu até um spoiler que Deus fará parte da trama e também será interpretado por um ator preto.
RELACIONAMENTO ABUSIVO
Sobre o sofrimento de Lívia que adotou Tobias (Davi Queiroz) para tentar salvar o seu casamento, visto que ela achou que o matrimônio estava em crise porque ela não conseguia engravidar, a atriz destaca que o assunto abordado na trama de época ainda acontece nos dias de hoje.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Acho que evoluímos bastante sobre o lugar da mulher na sociedade, enquanto ser humano, mas a Lívia ainda vive um lugar muito atual, pois a minha personagem vive em uma bolha. Esse relacionamento em 1940, era um casamento para a vida. Ela não poderia se separar, pois seria mal vista pela sociedade, era um momento onde a tradicional família deveria ter muitos filhos e ela não se separa por causa dessa sociedade machista”, pontuou a atriz.
“A gente vive ainda esse mundo um pouco machista. Mas eu torço para que a Lívia, ao longo da história se livre desse casamento abusivo, encontre um grande companheiro, que ela viva esse Amor Perfeito, dando um respiro para essas mulheres que infelizmente possam passar isso hoje na vida pessoal e vejam que é possível de alguma maneira ter uma relação saudável”, refletiu.
A sua personagem em Amor Perfeito é mineira e para interpretar Lívia, Lucy conta com aulas de prosódia e confessou que Gustavo Arthidoro, intérprete de Ademar na trama, é mineiro e a ajuda a suavizar o sotaque para que ele não fique caricato.
Sobre a sua preferência em atuar em uma novela de época ou contemporânea, Lucy Ramos definiu que o importante é contar uma “Boa história”.
BATALHA QUE DEU CERTO
Nascida em família humilde, a atriz pernambucana Lucy Ramos se mudou para São Paulo com a mãe e seus dois irmãos quando tinha apenas 5 anos. Desde pequena sonhava ser jogadora de futebol e até começou a praticar o esporte. Porém, seu treinador viu o potencial dela como modelo, e com apenas 16 anos, começou a trabalhar no mundo da moda.
Aos 18, ingressou em cursos de teatro e conseguiu seu primeiro papel como elenco de apoio na novela Começar de Novo (2005), da Globo. Logo em seguida, ela se mudou para o Rio de Janeiro.
A atriz destaca que passou por todas as etapas para alcançar o seu sonho, onde fez figuração, elenco de apoio, até chegar à Sinhá Moça (2006), seu primeiro grande personagem, conquistado através de uma bateria de testes após participar da Oficina de Atores da Globo.
A trama de época inclusive lhe rendeu reconhecimento internacional, onde ela interpretou a personagem Adelaide. Até hoje, Lucy recebe muito carinho do público por causa de Sinhá Moça.
“Não tem uma fórmula para alcançar o sucesso. Você aprende errando, você aprende falando. Você tem que passar por várias coisas na prática e hoje depois de anos, eu consigo entender como funciona os bastidores daquela indústria (Globo), mas foi preciso de todo um processo”.
A intérprete de Lívia na trama escrita por Duda Rachid, Júlio Fischer e Elísio Lopes Jr participou de Cordel Encantado (2011), tendo a missão de substituir Taís Araújo, que estava grávida na época.
Em Cordel Encantado, ela deu vida a Maria Cesária, uma das protagonistas da trama, e foi um sucesso, onde recebeu o prêmio Troféu Raça Negra como melhor atriz. Lucy Ramos abriu o coração e desabafou que não carregou o peso de substituir a esposa de Lázaro Ramos.
“Eu fiz testes, não foi um, foram vários testes e concorrendo com outras atrizes. Mas estava preparada, estudei e batalhei muito para conseguir a personagem e foi uma delícia. Uma novela linda, uma magia, imagina aquela pretinha cozinheira, virando rainha? Nordestina ainda? foi maravilhoso esse projeto!”, pontuou a estrela que não teve frio na barriga ao substituir Taís Araújo.
CAMPEÃ DA DANÇA DOS FAMOSOS E PARCERIA COM O MARIDO
Em 2020, período mais turbulento da pandemia da Covid-19, Lucy Ramos venceu a 17° edição da Dança dos Famosos, quadro do extinto Domingão do Faustão na Globo e revelou o que mudou ao participar do desafio. A famosa também retornou para o Super Dança dos Famosos em 2021.
“Foi um convite maravilhoso, ainda mais em um momento onde ninguém sabia o que ia acontecer por causa da pandemia, onde muita gente perdeu emprego, ficou afastada dos seus trabalhos. Então esse convite veio em um momento onde trouxe uma esperança, no auge da pandemia, repleto de desafios, eu pude ter forças para seguir em frente”.
A famosa confessou que a maior dificuldade foi dançar de máscara e também a preocupação de não testar positivo para a Covid-19, pois poderia ser desclassificada. A artista também destacou que não ficou chateada por não vencer a Super Dança em 2021, onde voltou para a competição com a missão de dever cumprido.
Junto ao marido, o diretor e roteirista, Thiago Luciano, comandam a produtora Zero Grau Filmes, que tem em seu currículo séries para TV e grandes streamings. Entre outros títulos, estão disponíveis o longa-metragem ‘O segundo homem‘, ‘Fica mais escuro antes do amanhecer’ e a série Os ausentes, que foram muito bem aceitos pelo público e pela crítica.
Apesar de terem feito parte do elenco da novela Ciranda de Pedra (2008), eles não chegaram a atuar no mesmo núcleo. A atriz acabou revelando que conheceu o marido através de uma amiga em comum quando ela estava na Oficina de Atores e Thiago Luciano integrava o elenco de O Profeta (2006). Os dois estão juntos há 16 anos e a parceria é fundamental na relação.
LUCY RAMOS FEZ TESTE PARA INTERPRETAR BRISA EM TRAVESSIA?
Lucy Ramos revelou que não possui contrato de exclusividade com a Globo há um bom tempo, onde atua em projetos por obra certa. A atriz não se assusta com o número de atores que perderam o compromisso longo, pois está ciente de que faz parte de uma mudança do mercado.
“São pouquíssimas as pessoas que estão contratada por um período longo. Temos que ir se adaptando ao mercado. Eu acho que as oportunidades estão ai. Você faz um bom trabalho e tem a oportunidade de se renovar, conhecer produtores e diretores e também uma chance de desenvolver projetos desafiantes em outras plataformas e não só em um único lugar”.
Lucy Ramos desmentiu os boatos de que teria feito testes para interpretar Brisa em Travessia. A personagem foi parar nas mãos de Lucy Alves, a quem ela acabou pontuando que por causa disso possa ser que o seu nome tenha sido ventilado na imprensa.
“Não existiu convite para Travessia… Eu acho que a confusão acabou acontecendo por causa do nome em comum com a Lucy Alves, mas não fiz teste e não houve nenhuma consulta para que eu pudesse protagonizar a trama”, revelou a famosa.
“Eu adoraria, mas isso não rolou… Estou ansiosa para a minha primeira protagonista na TV. Não vejo a hora, vou cuidar muito dela, vou dar muito amor, muita atenção e acredito que vai chegar a hora”, finalizou Lucy Ramos.