Exclusivo: TVFOCO visita os bastidores da tv
22/11/2011 às 14h40
O TVFOCO esteve visitando ontem, 21, o estúdio da TV Local canal 4 de Jaú/SP, emissora com sistema de transmissão em canal pago via NET. Acompanhamos atentamente pelo estúdio e pela central técnica um programa ao vivo gerado pela própria emissora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na chegada à emissora, fomos recebidos pelo Sr. Carlos Martins, 45, proprietário do canal e também responsável pelo programa que iríamos acompanhar. Carlos tem uma vasta experiência no ramo de produção e também como cinegrafista. Profissional altamente qualificado, possui mais de 30 anos de profissão. Carlos iniciou a carreira cobrindo eventos sociais e mais tarde passou por diversas áreas do SBT de Jaú.
Mas Carlos queria mais e com enorme competência montou seu próprio canal através da rede a cabo Big Tv, que mais tarde seria adquirida pela NET. A transmissão em caráter experimental iniciou-se em março de 2003 e, logo, em maio em caráter definitivo. Estava criada então a Tv Local canal 4 de Jaú.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O canal sobrevive inteiramente de publicidade. Não nos foi revelado nenhum valor comercializado, mas os contratos não são diferentes das outras emissoras. Os valores dependem dos horários exibidos e também da audiência dos programas.
Acompanhamos o programa de esportes “Esporte em Debate” ao vivo e apresentado por Nilson Paschoal. Participam do programa Célio Gaúcho, Sérgio Torini, Daniel de Souza e Vicentinho. O programa teve início as 20:30 h e encerrou-se as 22:15 h. Na pauta, o programa traz desde eventos esportivos existente na cidade como também em nível nacional. Campeonato brasileiro das séries A, B e C ganham destaque. O time de comentaristas e analistas é formado por feras no assunto.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Barcellos libera PIX e se arma por contratação de Abel no Internacional e paralisa o mundo do futebol
● R$1.412 no seu bolso: Bonner para JN com 2 alertas para garantir antecipação do benefício do INSS
● Fim do cartão de crédito: Novo serviço do Banco Central arma substituto crucial aos brasileiros
Na preparação do programa, como não podia ser diferente, uma grande agitação toma conta do estúdio. Folhas e mais folhas de papel são distribuídas e analisadas antes de qualquer comentário. Carlos reforça que é preciso ligar o cérebro antes de abrir a boca durante o programa. Qualquer assunto é minuciosamente analisado.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na central técnica, tudo pronto. Vinhetas a postos, câmeras e luz são afinadas. Acompanhei tudo de perto, mas não tão perto pra não atrapalhar. Muito ajuda quem não atrapalha. O espantoso foi ver como a descontração toma conta de todos. Apesar da responsabilidade em apresentar um programa ao vivo, a longa bagagem que cada profissional carrega, permite ainda fazer piadas e o clima no estúdio sem dúvida chega a espantar pela agitação seguida de muita calma.
Tudo pronto? Então tá…estamos no ar em 1 minuto avisa o diretor. Nesse momento todos sentam, a bancada está pronta, microfones estão instalados e cada um faz um ham, ham pra deixar a voz em ordem.
Quem tem a curiosidade em saber se os apresentadores estão devidamente vestidos ou só se preocupam com a parte de cima da vestimenta, eu digo, só a parte de cima interessa para eles. No restante, todos de bermuda e chinelo e muito à vontade, pois apesar do ar condicionado existente no estúdio, o calor lá fora estava demais.
10 segundos…opa, vai começar! 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1…
O programa começa com os destaques do dia. Enquanto tudo ocorre normalmente na frente das câmeras, por trás delas não é bem assim. Uma agitação organizada se inicia quando o telefone toca e espectadores palpitam ao atendente sobre determinado assunto. Imediatamente alguém leva uma folha com anotação para que o apresentador coloque à mesa. Noticias de última hora também são muito comuns, pois a todo o momento algum acontecimento deve ser registrado. Fica um entra-e-sai do estúdio para que cada detalhe saia da maneira correta.
Como tudo que é bom dura pouco, o programa chega a reta final. Mas antes do encerramento, é claro, eu queria vender meu peixe e pra isso, o apresentador Nilson Paschoal cita nossa presença: “Estamos recebendo hoje em nosso programa, a equipe TVFOCO representada aqui por Roberto Sabbatino”. Ainda expôs de forma bem clara nosso endereço na web.
Cenário do Programa Antenor Zago
Quero agradecer todos os profissionais da Tv Local canal 4 de Jaú pela recepção da equipe TVFOCO. Nossos sinceros agradecimentos a Carlos Martins pela atenção e por abrir as portas da emissora a fim de compartilhar com nossos leitores e comentaristas um pouco sobre produção e bastidores de tv.
Texto: Roberto Sabbatino / Twitter: @robsabbatino
Autor(a):
Roberto Sabbatino
Roberto Sabbatino é cinegrafista da produtora RA Filmes estabelecida na cidade de Jaú/SP. Escreve sobre TV desde 2008. As opiniões do colunista apresentadas neste site, obrigatoriamente não expressam as do Tv Foco, sendo de inteira responsabilidade do escritor.Twitter: @tvfococolunista