Executivo desmascara Netflix e diz que audiência de séries de sucesso divulgada pela empresa é “mito”

05/02/2019 às 19h49

Por: Renan Santos
Imagem PreCarregada
You e Sex Education teriam audiência bem inferior à divulgada pela Netflix. (Foto: Montagem/Divulgação)
You e Sex Education teriam audiência bem inferior à divulgada pela Netflix. (Foto: Montagem/Divulgação)

You e Sex Education teriam audiência bem inferior à divulgada pela Netflix. (Foto: Montagem/Divulgação)

Ao contrário do que ocorre com a televisão, os dados de audiência da Netflix sempre foram considerados um grande “mistério”. O serviço streaming adota uma política que mantém os seus índices sob sigilo absoluto, algo que muitas vezes confunde o público e a mídia em relação ao fracasso ou sucesso de muitas de suas produções.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Recentemente, no entanto, a empresa se tornou mais liberal nesse sentido, decidindo abrir sua “caixa preta” e revelar os dados de audiência de algumas produções, até como forma de promovê-las. Foi o caso de Bird Box, que se tornou, segundo o serviço de streaming, um dos seus filmes originais de maior audiência da história, e as séries You (Você) e Sex Education, que também são sucesso na plataforma.

Segundo a Netflix, essas duas séries tiveram média de 40 milhões de espectadores no primeiro mês que estiveram disponíveis, o que as tornariam um fenômeno de audiência na atualidade, chegando a superar os índices de séries consagradas da televisão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Jornalista sofre acidente durante lançamento do programa de Xuxa na Record e apresentadora entra em desespero

Fabíola Reipert retorna de férias e choca com nova aparência na Record

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hoje em Dia bate recorde de audiência, lidera e vence, mais uma vez, o Bem Estar

No entanto, segundo informações do site Deadline, ontem (04), em entrevista concedida durante um seminário que reúne críticos e executivos de televisão nos Estados Unidos, John Landgraf, chefe do canal FX, rebateu os números divulgados pela Netflix, e revelou os verdadeiros dados de audiência.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo Landgraf, You foi vista por uma média de 8 milhões de pessoas, que o executivo até considera um bom número, mas que é bem distinto dos 40 milhões anunciado pelo serviço de streaming. Já a verdadeira média de Sex Education, segundo o executivo, foi de apenas 3 milhões de espectadores.

Landgraf acusa a Netflix de confundir a mídia e os espectadores de forma intencional, já que os 40 milhões de espectadores de ambas as séries anunciada pela empresa diz respeito apenas ao número de pessoas que assistiram a 70% de um único episódio das duas atrações, e não à média geral. Esse tipo de medição, aliás, não é levado em consideração pelo mercado norte-americano.

O executivo ainda disse que a empresa resgatou o “mito da bala mágica que iludiu muita gente desde o início da televisão”, fazendo referência à “teoria hipodérmica”, uma estratégia de manipulação que foi bastante utilizada no século passado.

audiência da Netflix
Bastidores da Tv
Netflix
noticias da tv
Notícias das Séries
polemica
series
séries da Netflix

Autor(a):

Formado em jornalismo, fui um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.