Executivo desmascara Netflix e diz que audiência de séries de sucesso divulgada pela empresa é “mito”
05/02/2019 às 19h49
Ao contrário do que ocorre com a televisão, os dados de audiência da Netflix sempre foram considerados um grande “mistério”. O serviço streaming adota uma política que mantém os seus índices sob sigilo absoluto, algo que muitas vezes confunde o público e a mídia em relação ao fracasso ou sucesso de muitas de suas produções.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Recentemente, no entanto, a empresa se tornou mais liberal nesse sentido, decidindo abrir sua “caixa preta” e revelar os dados de audiência de algumas produções, até como forma de promovê-las. Foi o caso de Bird Box, que se tornou, segundo o serviço de streaming, um dos seus filmes originais de maior audiência da história, e as séries You (Você) e Sex Education, que também são sucesso na plataforma.
Segundo a Netflix, essas duas séries tiveram média de 40 milhões de espectadores no primeiro mês que estiveram disponíveis, o que as tornariam um fenômeno de audiência na atualidade, chegando a superar os índices de séries consagradas da televisão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ Fabíola Reipert retorna de férias e choca com nova aparência na Record
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ Hoje em Dia bate recorde de audiência, lidera e vence, mais uma vez, o Bem Estar
No entanto, segundo informações do site Deadline, ontem (04), em entrevista concedida durante um seminário que reúne críticos e executivos de televisão nos Estados Unidos, John Landgraf, chefe do canal FX, rebateu os números divulgados pela Netflix, e revelou os verdadeiros dados de audiência.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● HBO Max anuncia a data de estreia da segunda temporada de Gossip Girl; confira
● Tulsa King é confirma pela Paramount+; confira a data de estreia
● Prime Video confirma a volta de Carnival Row com Cara Delevingne, mas determina o fim da série
Segundo Landgraf, You foi vista por uma média de 8 milhões de pessoas, que o executivo até considera um bom número, mas que é bem distinto dos 40 milhões anunciado pelo serviço de streaming. Já a verdadeira média de Sex Education, segundo o executivo, foi de apenas 3 milhões de espectadores.
Landgraf acusa a Netflix de confundir a mídia e os espectadores de forma intencional, já que os 40 milhões de espectadores de ambas as séries anunciada pela empresa diz respeito apenas ao número de pessoas que assistiram a 70% de um único episódio das duas atrações, e não à média geral. Esse tipo de medição, aliás, não é levado em consideração pelo mercado norte-americano.
O executivo ainda disse que a empresa resgatou o “mito da bala mágica que iludiu muita gente desde o início da televisão”, fazendo referência à “teoria hipodérmica”, uma estratégia de manipulação que foi bastante utilizada no século passado.
Autor(a):
Renan Santos
Formado em jornalismo, fui um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.