Saiba tudo sobre as três grandes viradas que giram em torno da CNH
Na manhã desta terça-feira (5), três verdadeiras viradas envolvendo a Carteira Nacional de Habilitação, CNH, são divulgadas, e vocês saberão de tudo agora.
Com direito a nova exigência a idosos, multa grave e até mesmo uma proibição para dirigir, as informações são do portal Veja Saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pois bem, iremos falar sobre nada mais, nada menos que o exame toxicológico. De acordo com a fonte, o exame tem como principal objetivo detectar o consumo de substâncias psicoativas nos 90 dias anteriores à coleta.
Sendo assim, é muito importante que todos saibam que o teste é obrigatório para condutores que desejam tirar a primeira habilitação ou renová-la, nas carteiras de categoria C, D e E. No exame acaba sendo possível detectar o uso de substâncias como maconha, cocaína, opiáceos – como heroína ou morfina – e metanfetamina, dentre outras substâncias.
O fato é que grandes viradas ocorreram envolvendo o exame, principalmente no que diz respeito aos idosos, e muita gente nem imagina.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É importante falar que, no que diz respeito aos motoristas que tenham até 69 anos, o exame deve ser repetido a cada dois anos e meio (30 meses) independentemente da validade da habilitação.
Contudo, para aqueles que já contam com 70 anos ou mais, o exame acaba sendo exigido a cada renovação do documento.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme o que foi divulgado pela fonte, se por acaso o motorista não for fazer o exame nos prazos corretos ou receberem um resultado positivo para uso de substâncias podem ser autuados com multa de natureza gravíssima.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E as informações não param por aí. Com essa nova exigência em caso de reincidência, os cidadãos podem perder o direito a dirigir.
Aos motoristas que dirigem em São Paulo, é importante saber Como Renovar a CNH online em SP.
Como fazer o exame toxicológico?
Por fim, é importante falar que, para fazer o exame, o primeiro passo é fazer uma solicitação em um dos laboratórios credenciados pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).
Após isso, o exame toxicológico deve ser realizado antes do exame médico.