CONFIRMADAS

Aposentadoria na casa dos 50, acréscimo de 25% no valor e nova lei em 2024: 3 viradas decisivas do INSS

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

INSS tem 3 alertas para segurados (Foto: Divulgação)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os segurados que aguardam aposentadoria pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vão ficar contentes ao saberem dessas 3 viradas confirmadas para esse ano

Para a surpresa de quem deseja se aposentar, 3 viradas foram confirmadas pelo INSS. A primeira envolve aposentadoria na casa dos 50 anos, que é algo que apenas uma parcela tem direito e tem ainda esses requisitos.

A segunda virada é para aposentados que tem direito a um acréscimo de 25%. Por fim, a terceira envolve uma nova lei que segurados do INSS precisam ficar atentos, pois, é de máxima importância.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

APOSENTADORIA AOS 50 ANOS

De acordo com informações do Governo Federal, é possível se aposentar na casa dos 50 anos, mas é através a aposentadoria especial e essa é dedicada para aqueles trabalhadores que são expostos a um ambiente nocivo. A lei diz que ele pode se aposentar com 15, 20 ou 25 anos de contribuição e isso dependerá do agente nocivo que ele estará exposto.

E vale destacar que a idade está entre 55 e 60 anos. Existe um projeto que visa eliminar essa idade mínima e levar em conta apenas o tempo de exposição, mas, ele ainda não está em vigor, logo, o mínimo válido é ter 55 anos e o tempo de contribuição citado acima.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

ADICIONAL DE 25%

A segunda virada envolve um bônus no salário dos aposentados. Conforme informações do site Agência Câmara de Notícias, graças ao Projeto de Lei 10772/18, os aposentados que comprarem que precisam ajuda permanente de outra pessoa, ganham um aumento em 25%. O projeto ainda não está em vigor, e será discutido na Câmara dos Deputados.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a relatora do projeto, a deputada Benedita da Silva (PT-RJ), é um benefício que visa dar auxílio ao aposentado. “Qualquer aposentado, mesmo por idade ou por tempo de contribuição, pode, em algum momento da vida, passar pelas mesmas restrições que justificam a concessão do referido adicional aos aposentados por incapacidade permanente”, disse ela.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOVAS REGRAS DO INSS

Uma nova regra em vigor, e exposta pelo site Antagonista, diz que há uma nova fórmula de cálculo que dispensa a idade mínima, que hoje é de 62 anos para as mulheres e 65 anos para os homens.

Basicamente, mulheres que já tem 30 anos de contribuição e homens que já tem 35 anos de contribuição, vão poder se aposentar pela regra 86/96 pontos. Ela soma a contribuição mínima, que é a citada, e a idade do contribuinte. Por exemplo, uma mulher de 56 anos, que tenha contribuído por 30 anos, já pode se aposentar, sem ter que esperar completar os 62 anos. Essa atualização na regra, deixa o sistema justo para aqueles que contribuíram por décadas.

INSS TEM QUE SER DESCONTADO DO SALÁRIO?

Sim, uma vez que você como contribuinte precisa oferecer sua parcela para que no futuro tenha direito de se aposentar. O quanto é retirado de cada salário segue uma tabela que vai de 7,5% a 14% de desconto sobre o salário do trabalhador. Ele é retiro direto na fonte, então, você já recebe com desconto.

Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial programas de TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: larisse.oliveira@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile