Atenção

Extra melhor que o 14° salário e +1 aumento liberado: INSS crava 2 vitórias que salvam aposentados 60+

INSS crava 2 viradas aos aposentados em 2025 (Reprodução: Montagem TV Foco)

INSS crava 2 viradas aos aposentados em 2025 (Reprodução: Montagem TV Foco)

Os aposentados do INSS precisam ficar atentos com duas situações em vigor que atinge todos os segurados em 2025

O INSS conta com mais de 40 milhões de segurados, que precisam estar atentos em todas as mudanças neste ano de 2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque atinge diretamente o bolso dos beneficiários e todo dinheiro extra é sempre muito bem-vindo, ainda mais depois de um período de festas.

O time do TV Foco especializado em Previdência, a partir de informações do portal do Governo, traz á tona as novidades do INSS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque aumentou o teto de juros do empréstimo consignado, depois de meses em queda, o que afeta o bolso de quem quer o serviço.

Benefícios do INSS

Aumento do teto de juros

De acordo como portal do Governo, em janeiro deste ano de 2025, o Conselho Nacional de Previdência Social optou por aumentar o teto das taxas de juros dos empréstimos consignados.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Elas chegaram a estar na casa do 1,66%, mas passou a ser de 1,80% ao mês, o que é uma péssima notícia para quer for utilizar o serviço.

Pensando sempre na saúde financeira de seus segurados, o INSS estabeleceu um limite para que os aposentados e pensionistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele varia de acordo com cada beneficiário, e o limite é de 45% do valor recebido pelo programa.

Nessa porcentagem, 35% é voltado para empréstimos, 5% para cartão consignado e os outros 5% para cartão do benefício consignado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Portanto, quanto maior o juros, menos dinheiro ficará disponível para os aposentados utilizarem ao realizar um empréstimo consignado.

Empréstimo Consignado ajuda muito os aposentados do INSS (Reprodução: Internet)

Benefício com juros

De acordo com o portal ‘Jusbrasil’, desde o ano de 2022 o INSS precisa pagar juros se estourar o prazo de aprovação dos benefícios.

A regra é que o prazo máximo seja de 45 dias, portanto se ultrapassar esse tempo terá que arcar com juros pagos aos futuros segurados.

No momento a fila está abaixo dos 45 dias, assim não estão tendo que arcar com esse pagamento extra obrigatório aos aposentados.

Esse é um valor melhor que o 14° salário, já que se atrasarem a concessão, é algo que está em vigor e não apenas um PL como o 14°.

Tempo de espera da fila do INSS (Foto Reprodução/Globo)

Conclusões finais

O INSS aumentou para 1,80% o teto do juros do empréstimo consignado neste ano de 2025, o que atinge em cheio os aposentados.

Além disso, precisa pagar os benefícios com juros, caso ultrapassem o limite do prazo de 45 dias para a concessão.

Veja mais matérias do INSS

Quando começa o pagamento do INSS em março?

O pagamento do INSS no mês de março terá início a partir do dia 25, para aqueles que possuem o final do NIS 1 e que recebem apenas o salário mínimo.

Autor(a):

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. gabriel.amaral@otvfoco.com.br. Minhas redes sociais são:

Sair da versão mobile