Pare tudo o que você estiver fazendo para saber detalhes sobre a nova lei dos feriados de 2024 acaba de ser anunciada pelo governo Lula
O ano de 2024 sem dúvidas já iniciou com tudo e notícias não param de surgir a todo instante, principalmente no que diz respeito ao Governo Lula.
Dessa forma, com direito a nada mais, nada menos que pagamento extra e mais folgas aos CLT’s, simplesmente, a nova lei dos feriados de 2024 acaba de ser anunciada pelo atual governo. Vamos conferir?
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pois bem, sem mais delongas, vamos então direto ao assunto. As informações são do g1, o portal de notícias da Globo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com as informações que foram divulgadas, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, acabou dizendo que o governo vai publicar uma nova portaria sobre o funcionamento do comércio aos feriados.
Assim, as informações dão conta ainda de que as farmácias e postos de gasolina farão parte da lista de exceção.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, em suma, esses segmentos poderão funcionar nesses dias, mesmo sem prévia autorização de acordo coletivo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como funciona a nova lei dos feriados de 2024?
É válido salientar que o texto ainda não foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), mas segundo o texto, vai discriminar quais atividades precisarão ou não de acordo coletivo para funcionamento aos feriados.
“Há um entendimento entre as bancadas de trabalhadores e empregadores que será encaminhado ao governo em portaria, (…) de quais atividades que estão excepcionalizadas e quais atividades que têm a obrigatoriedade de ter convenção coletiva para funcionar aos feriados”, explicou Marinho.
Assim, salientamos que a medida foi anunciada pelo ministro em coletiva de imprensa, após reunião com representantes de trabalhadores e empregadores sobre o tema.
Bom, para quem não sabe, ainda de acordo com a fonte, segundo a Lei 10.101/2000, que regulamenta o comércio, o trabalho aos feriados é permitido desde que seja “autorizado em convenção coletiva de trabalho e observada a legislação municipal”.
A nova regra, restringindo o trabalho aos feriados, entraria em vigor a partir de 1° de janeiro de 2024, mas, antes disso, foi alvo de polêmica por parte de setores da economia e de parlamentares.
Por fim, é importante deixar claro que, como depende de um acordo coletivo, o sindicato das categorias pode negociar o pagamento de horas extras mais vantajosas aos trabalhadores ou até folgas obrigatórias em setores que costumam continuar trabalhando nos feriados, como é o caso dos mercados.