Atenção CLTs! Em apenas 4 passos é possível garantir um extra no fim de 2024 na CAIXA e você precisa saber como agora mesmo; confira os detalhes
A lei da CLT existe desde o dia (01) de maio de 1943, garantindo uma série de direitos ao trabalhador, como é o caso do 13º salário, férias remuneradas e PIS/PASEP. Mas, além deses, os brasileiros ainda podem contar com o FGTS, que nada mais é que o Fundo De Garantia do Tempo de Serviço,
Em suma, ele se trata de uma espécie de “poupança” do cidadão. O benefício, vale mencionar, acabou sendo criado para proteger o trabalhador de carteira assinada demitido sem justa causa. Ademais, no começo de cada mês, o empregador deposita um valor de 8% do salário bruto em uma conta no nome do funcionário.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Todavia, ao tentar sacar o montante, em muitos casos o beneficiário pode se deparar com a notificação de que o saldo está bloqueado, impedindo sua retirada.
Assim, o time de especialistas em benefícios do TV FOCO, a partir de informações do portal Meu Tudo, traz à tona maiores detalhes a respeito do assunto e como desbloquear o valor e fazer o saque.
O que é o saldo do FGTS bloqueado?
Em suma, o saldo do FGTS bloqueado significa que você não pode mais movimentar o dinheiro da conta, ou seja, o dinheiro não pode ser usado ou sacado. Em suma, isso pode se dá quando o beneficiário tenha contratado empréstimo, aderido ao saque-aniversário, ou necessite fazer alguma atualização nos seus dados.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale mencionar também que só podemos retirar o valor do Fundo de Garantia em ocasiões como demissão sem justa causa, saque-aniversário, calamidade pública, aposentadoria, doenças graves, entre outros.
Como sacar o FGTS bloqueado?
Em síntese, para sacar o benefício, basta seguir os 4 passos a seguir:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Verificar o motivo do saldo estar bloqueado pelo extrato FGTS;
- Resolver a pendência necessária;
- Pedir o desbloqueio em uma agência da Caixa ou pelo número 4004 0 104;
- Escolher por uma das modalidades de saque disponíveis no aplicativo.
Todavia, caso o saldo esteja indisponível para saque somente por você estar empregado, é possível fazer a antecipação do FGTS e ter acesso ao montante mesmo trabalhando.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Considerações finais
- FGTS é uma reserva: o benefício protege o trabalhador em caso de demissão sem justa causa;
- Ademais, o empregador faz o depósito mensal de 8% do salário.
- Bloqueio do saldo: pode ocorrer por empréstimos, saque-aniversário ou pendências cadastrais;
- Casos de saque: incluem demissão sem justa causa, aposentadoria e doenças graves;
- Desbloqueio do FGTS: verifique o motivo, resolva a pendência e solicite o desbloqueio;
- Antecipação do FGTS: Em suma, é possível sacar mesmo estando empregado, caso o saldo esteja bloqueado.
Veja mais notícias sobre o FGTS CLICANDO AQUI.
Quanto tempo até desbloquear o FGTS?
Caso o saldo esteja bloqueado por determinação judicial para pagamento de pensão alimentícia, ele será desbloqueado com a quitação da dívida e emissão de ordem judicial para o desbloqueio. Quando o bloqueio é feito por empréstimo com o FGTS, o desbloqueio ocorre em até 7 dias após o pagamento da dívida.