Trabalhadores terão direito à retirada especial do dinheiro entre período do Natal e Ano Novo
O ano já está acabando, mas os cidadãos nascidos em novembro ainda estão em tempo de sacar o FGTS. Para quem está fazendo planos, parte do saldo ficará disponível na conta até o dia 31 de janeiro de 2025.
Essa liberação integra um dos serviços da Caixa Econômica, que administra o saldo dos trabalhadores no Brasil. Em parceria com o Governo Federal, o banco público já atende mais de 150 milhões de pessoas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Garantido por direito aos contratados pelo regime CLT, o FGTS, na verdade, é uma conta poupança criada pela empresa ao funcionário, na intenção de protegê-lo nos casos de demissão sem justa causa. Quanto mais tempo de trabalho, maior a quantia acumulada.
Porém, desde 2020, na pandemia, o Governo Federal vem permitindo o saque-aniversário, liberado para ajudar aqueles que enfrentaram a crise. O período foi superado, mas, até hoje, o acesso especial continua aberto na liderança do presidente Lula aos trabalhadores que têm algum dinheiro.
Os valores vêm sendo disponibilizados conforme o mês de nascimento do responsável, indo até 3 meses depois. Ou seja, para quem nasceu em setembro, já está acabando no fim deste mês. Mas, para quem nasceu em novembro, o prazo segue até o início do ano que vem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Afinal, como funciona o calendário?
- Janeiro: de 2 de janeiro a 29 de março;
- Fevereiro: de 1º de fevereiro a 30 de abril;
- Março: de 1º de março a 31 de maio;
- Abril: de 1º de abril a 28 de junho;
- Maio: de 2 de maio a 31 de julho;
- Junho: de 3 de junho a 30 de agosto;
- Julho: de 1º de julho a 30 de setembro;
- Agosto: de 1º de agosto a 31 de outubro;
- Setembro: de 2 de setembro a 30 de novembro;
- Outubro: de 1º de outubro a 29 de dezembro;
- Novembro: de 1º de novembro a 31 de janeiro de 2025;
- Dezembro: de 2 de dezembro a 28 de fevereiro de 2025.
Conclusão
Segundo a Caixa Econômica Federal, para saber quanto tem disponível, é preciso baixar o aplicativo do FGTS para fazer a consulta. Se houver algum dinheiro a ser liberado, o usuário deve indicar uma conta de sua própria titularidade, de qualquer banco, para ter acesso à quantia.
+ Aliás, veja outras notícias sobre o benefício!
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE