SEMPRE LINDA!
“A queda parou”: Faça esse passo a passo de 6 técnicas caseiras e dê fim ao cabelo ralo, quebradiço e fino
12/08/2024 às 11h16
Confira seis dicas para ajudar a diminuir a queda de cabelo, fios ralos e quebradiços com hábitos comuns antes de dormir
O ser humano tem uma média de 100 a 150 mil fios de cabelo. É natural que 0,1% disso — ou seja, de 100 a 150 fios — caia todos os dias, segundo o portal da Unimed. Mas, muitas mulheres possuem o excesso da queda, que ocasionam o cabelo ralo, quebradiço e fino.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Normalmente, a queda excessiva de cabelo podem estar associados à saúde física, à ausência de nutrientes e até psicológicos, relacionados ao estresse e ansiedade.
Desse modo, é de extrema importância procurar um dermatologista para saber o motivo da queda excessiva. Porém, alguns hábitos podem ajudar a melhorar a queda excessiva dos fios.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além das questões na saúde, alguns hábitos, como lavar, pentear e prender o cabelo antes de dormir podem ajudar a aumentar o atrito e prejudicar à saúde dos fios. A mudança no estilo de vida pode beneficiar as madeixas e fazer com que as mulheres falem: “A queda parou”.
Nesta segunda-feira, 12, iremos mostrar seis hábitos que ajudam a diminuir o cabelo ralo, quebradiço e fino. As informações são do “Real Simple”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Não dormir com os fios molhados
Essa é uma dica comum, mas fundamental. O cabelo molhado é mais frágil e tende a quebrar com facilidade, principalmente quando está em atrito com o travesseiro.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● 5 cortes de cabelos que rejuvenescem as mulheres 50+ e disfarça as rugas
● Adeus rugas em menos de 15 minutos: Único ingrediente rejuvenesce mulheres 50+ em 20 anos
● Único ingrediente traz progressiva mais potente que de salão e salva mulheres 30+ do formol
A melhor opção é lavar o cabelo horas antes de dormir para que os fios fiquem 100% secos, seja através de uma fonte de calor ou naturalmente.
Desembarace os fios
O cabeleireiro Trey Gillen reforça a importância de desembaraçar os fios antes de dormir. Esse hábito pode diminuir a queda a longo prazo.
“Emaranhados podem piorar enquanto você dorme, logo, ao pentear as mechas pela manhã, os fios quebrarão e cairão ainda mais”, disse o profissional.
Além de diminuir a queda a longo prazo, desembaraçar os fios antes de deitar traz outros benefícios para os fios, como estimular a circulação sanguínea, ajudando no crescimento, e a distribuir os óleos naturais do couro cabeludo, fazendo com que qualquer atrito seja menor durante o sono.
Use touca
Outro hábito comum ao dormir é prender as madeixas, mas isso pode prejudicar à saúde dos fios. Essa prática faz tensão e sobrecarrega no couro cabeludo, podendo desencadear alopecia por tração.
Caso queria dormir com os cabelos preso, opte em fazer uma trança frouxa, sem apertar o elástico para segurá-la. Mas, a melhor opção é utilizar uma toca de seda ou cetim para dormir. Essa tática também ajuda na diminuição do frizz.
“Elas podem ser muito apertadas na cabeça e esfregar geralmente em uma área, o que pode arrancar o cabelo da raiz e danificar o folículo capilar, além de promover mais atrito enquanto você dorme”, explica Gillen.
Tratamento
O cuidado com o cabelo também é fundamental para ajudar na queda excessiva e na saúde dos fios. O ideal é utilizar tônicos específicos para a região.
“Esses tratamentos são extremamente benéficos durante o sono. Eles fornecem ingredientes para estimular o fortalecimento e crescimento saudável das células capilares”, afirmou o profissional.
Além disso, para diminuir os fios ralos, utilize o óleo de rícino ou de coco. Ambos ajudam no crescimento e fortalecimento das madeixas.
Máscara capilar
A máscara capilar é fundamental para repor os nutrientes perdidos, principalmente para mulheres que utilizam fonte de calor. Os fios hidratados também ajudam a evitar a queda. Invista em máscaras capilares noturnas em todo o comprimento dos fios, antes de dormir.
Fronha de seda ou cetim
A touca de cetim ou seda pode ajudar durante a noite. Mas, é legal investir em fronhas com esses materiais. Em comparação com o algodão, as fibras desses materiais reduzem o atrito que ocorre ao esfregar o couro cabeludo contra o travesseiro.
O que é bom para o cabelo ressecado?
Por fim, para aumentar ainda mais a saúde dos fios, o ideal é realizar um cronograma capilar, com máscaras de nutrição, hidratação e reconstrução para ajudar a repor os nutrientes e diminuir o cabelo ressecado.
Autor(a):
Giovana Misson
Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: [email protected]