Raphael Cajazeira Brum, advogado em Direito Empresarial, traz algumas possibilidades para garantir aposentadoria antecipada, seja pelo INSS ou não
A aposentadoria do INSS é um dos momentos mais aguardados pelos trabalhadores CLTs. Desde a Reforma da Previdência, que ocorreu em 2019, as regras para garantir o benefício ficaram mais duras. Mas, nesta sexta-feira, 19, você saberá como antecipar o pagamento.
Raphael Cajazeira Brum, advogado em Direito Empresarial e Previdenciário, concedeu uma entrevista ao portal Migalhas para falar sobre as possibilidades de antecipar a aposentadoria. A notícia pode dar um certo alívio para inúmeros trabalhadores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O advogado revela que existem três formas básicas para conseguir aproveitar os benefícios da aposentadoria. A primeira requer um investimento maior na Previdência Social, uma vez que o trabalhador deverá contribuir com um valor superior ao mínimo do instituto.
Outras duas possibilidades envolvendo os próprios trabalhos. A primeira é estar em uma atividade que permita a antecipação ou possua um plano de previdência privada, fatos que garantem a aposentadoria mais cedo do que o INSS,
No entanto, é importante ressaltar que as opções podem ter custos adicionais e o trabalhador deverá analisar se compensa adiantar a aposentadoria ou não. Além disso, o cidadão deve sempre consultar um profissional especializado em previdência antes de tomar qualquer decisão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
PRIVADA
O advogado também ressalta que o cidadão pode realizar uma contribuição voluntária, caso não tenha atingido o tempo de contribuição para a aposentadoria do INSS.
O trabalhador que desejar realizar uma contribuição voluntária dever ir até uma agência do INSS mais próxima e solicitar informações sobre como proceder, segundo o advogado Raphael.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, a melhor forma para conseguir uma aposentadoria antecipada é realizar investimentos, ou seja, a aposentadoria privada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Existem diversas opções de investimentos, como o Tesouro Direto, que possibilitam o cidadão a guardar dinheiro para a sua aposentadoria sem precisar depender das regras do INSS, garantindo uma renda em menos tempo. Essa é uma excelente opção para os jovens.
REGRAS DO INSTITUTO
Como havíamos mencionado, com a Reforma da Previdência, as regras para se aposentar pelo INSS ficaram mais difíceis. Veja cada uma delas, em 2024, segundo o portal G1:
Idade mínima:
A regra considera a idade mínima de 65 anos para homens e 62 para as mulheres, e um tempo de contribuição de 15 anos para ambos.
Tempo de contribuição + idade mínima:
Nesta categoria, a idade mínima para se aposentar é progressiva e sobe seis meses anualmente. Além disso, é exigido um tempo mínimo de contribuição, de 30 anos para as mulheres e de 35 para os homens. Em 2024, homens devem ter 63 anos e meio e mulheres 58 anos e meio.
Regra dos pontos:
Nessa modalidade é somada a idade do trabalhador e o tempo de contribuição. Mulheres devem ter pontuação mínima de 91 e homens 101.
Pedágio de 50%:
Direcionada para os trabalhadores que estavam prestes a se aposentar em 2019, a regra estabelece um “pedágio” equivalente a 50% do tempo de contribuição que faltava.
Pedágio 100%:
Por fim, a regra estabelece que o trabalhador cumpra todo o tempo de contribuição pendente para se aposentar.
Como falar diretamente com atendente do INSS?
No Brasil, existem milhares de cidadãos que recebem o pagamento do INSS. Mas, muitos possuem dúvidas de como falar diretamente com o atendente do INSS. Para isso, basta ligar no número 135.