INSS passará por uma avaliação rigorosa nos benefícios para identificar possíveis fraudes na concessão
Nesta terça-feira (22), uma notícia a respeito de uma nova operação de pente fino caiu como uma verdadeira bomba para milhares de beneficiários do INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o porta Seu Crédito Digital, a Ministra Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), afirmou que o governo federal irá realizar uma avaliação rigorosa para identificar possíveis fraudes na concessão de benefícios do instituto.

INSS realiza uma nova operação de “pente fino” para identificar concessões indevidas de benefícios e muitos podem ser afetados (Foto Reprodução/Pronatec)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com Simone Tebet, com o pente-fino no INSS, o governo federal poderá economizar entre R$ 10 bilhões e 20 bilhões. Assim, a avaliação será feita em benefícios previdenciários como aposentadorias e pensões, pagos entre junho e dezembro de 2021.
Entendendo melhor sobre o assunto
A ministra ainda fez questão de frisar que entre os anos 2021 e 2022, o INSS teve um aumento significativo de pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a aposentadoria, algo muito superior que a média anual.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para Simone Tebet, esse aumento pode significar que, assim como aconteceu no Bolsa Família, o governo anterior pode ter feito concessões irregulares para fins eleitorais.
Simone Tebet, Ministra do Planejamento e Orçamento (Foto Reprodução/O Globo)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Conforme Tebet, esse é exatamente o valor necessário para recompor o orçamento de todos os ministérios. Para finalizar, a Ministra apontou que, segundo uma investigação do Tribunal de Contas da União (TCU), há indícios de irregularidades em 2,9 bilhões pagos pelo INSS.
O que fazer para não ter o benefício do INSS cortado?
Segundo o portal Escobar Advocacia, as principais situações em que muitos segurados podem vir a ter o benefício suspenso pelo INSS, principalmente nessas operações de pente fino são:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Falta de atualização no CadÚnico para receber o BPC;
- Não comparecer às perícias médicas periódicas dos benefícios por incapacidade;
- Deixar de realizar a prova de vida;
- Não cadastrar a declaração de cárcere durante o recebimento do auxílio-reclusão;
- Após ser notificando no pente-fino, não apresentar a defesa prévia em até 30 dias.
Sendo assim, caso você se enquadre em alguma das situações de benefícios é muito importante que você entre em contato com o INSS e regularize sua situação.
Agora, se mesmo com a situação regularizada você sofrer o corte aí a recomendação é que você procure imediatamente a ajuda de um profissional especialista, como advogados, para analisar o que pode ser feito.