Urgente

Acusação de fraude e pedido de falência do Banco do Brasil: Faculdade tradicional respira por aparelhos HOJE

27/09/2023 às 17h52

Por: Bruno Zanchetta
Imagem PreCarregada
Banco do Brasil - Foto: Reprodução/Internet

Fraude e Pedido de falência do Banco do Brasil fazem com que Faculdade tradicional respire por aparelhos

Uma faculdade extremamente tradicional e famosa, reconhecida por seus competentes professores, vive por aparelhos após fraude e pedido de falência do Banco do Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Essa história tem diversos capítulos e hoje em dia a Faculdade se mantém ativa, mas ainda está se movendo com muitas dificuldades.

Segundo informações do jornal O Globo, o Banco do Brasil entrou com pedido na Justiça do Rio para que o plano de recuperação apresentado pelas Faculdades Hélio Alonso (Facha) seja negado e, consequentemente, seja declarada a falência da empresa, em fevereiro de 2023.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Banco do Brasil alega que o plano é abusivo e que prevê a recuperação da faculdade nas custas dos credores.

Segundo o jornal O Dia, a Faculdade foi acusada pelos professores de fraude, segundo a mesma, ela é acusada de ter fraudado demonstrativos de rendimentos de professores e ex-professores. Os documentos, enviados à Receita Federal, teriam sido superfaturados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo uma ex-funcionária da instituição, que preferiu não se identificar, todos os professores demitidos em 2022 ou 2023 tiveram o mesmo problema.

QUAIS AS ÚLTIMAS ATUALIZAÇÕES?

A última notícia, divulgada pelo Jornal O Globo, informa que a justiça negou o pedido de falência dos credores e que a faculdade ainda sobrevive com a recuperação judicial.

No acórdão, os desembargadores afirmaram que, apesar de não possuir finalidade lucrativa, a Facha exerce, em essência, atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou serviços não havendo, portanto, nenhum impedimento para que pleiteie a recuperação judicial.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em nota enviada ao jornal O Globo, em fevereiro, a faculdade diz que “A recuperação judicial da OHAEC, mantenedora da FACHA, encontra-se em tramitação regular. E a etapa atual, fundamental para o bom andamento do processo, é a de negociação do plano com os credores. A posição do Banco do Brasil, citada na nota publicada, é tecnicamente uma manifestação isolada de “objeção ao plano”, além de não ter qualquer respaldo na lei”.

Banco Do Brasil
Faculdade
Faculdades Hélio Alonso

Prazer, sou Bruno Zanchetta, formado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo. O Jornalismo é a minha vida e está presente nas 24 horas do meu dia.Faço matérias diversas sobre carros luxuosos, veículos impressionantes e até sobre coleções curiosas Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.