O QUE ROLOU?!

Falência após 100 anos, adeus ao Atacadão e vendida à rival: Fim de fabrica n°1 de macarrão desola país

Fábrica tradicional de macarrão passa por falência e vê sua marca sendo vendida à rival e dando adeus aos principais supermercados como Atacadão (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva)

Fábrica tradicional de macarrão passa por falência e vê sua marca sendo vendida à rival e dando adeus aos principais supermercados como Atacadão (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fábrica centenária de macarrão e massas em geral acabou ruindo e entrando em falência após 100 anos de existência e notícia deixou brasileiros no chão

Geralmente, a falência de empresas alimentícias gera um efeito ainda mais devastador, impactando a economia, empregos e consumidores.

A exemplo disso temos a centenária Todeschini Alimentos, referência em massas, que encerrou suas atividades em 2013, marcando o fim de uma era.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A marca tradicional ainda passou por viradas ao ser vendida a um concorrente e, em seguida, ver algumas linhas se despedir de grandes redes, como o Atacadão.

Diante disso, a partir de informações coletadas através dos portais Tribuna Wiki, a equipe especializada em economia do TV Foco traz todos os fatos dessa quebra e seus impactos.

Antiga fábrica da Todeschini Alimentos (Foto Reprodução/Blogguer)

Um império do macarrão

Tudo começou em 1870 com a chegada de Giuseppe Todeschini, um imigrante de Verona, Itália, o qual trouxe consigo tradições da culinária italiana:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, a Todeschini foi uma das pioneiras no Brasil na fabricação de massas coloridas, lançando produtos inovadores como espaguetes com especial gosto de tomate na década de 90.

Rótulo antigo de macarrão Todeschini (Foto Reprodução/Italianíssimo)

Declínio e falência

Porém, os negócios passaram a degringolar no início dos anos 2000, quando a empresa evoluiu para uma crise financeira, agravada pela concorrência e dificuldades de gestão.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 2006, ela até tentou uma parceria estratégica com a Imcopa, criando a AC Alimentos e Condimentos para administrar a produção.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, apesar dos esforços, a situação financeira continuou a deteriorar-se, levando à suspensão das atividades em dezembro de 2012.

Em janeiro de 2013, os 336 funcionários retornaram de férias coletivas apenas para encontrar o que restava da da fábrica fechada.

Em fevereiro, foi anunciada a sua falência e o fechamento definitivo, o que marcou o fim de mais de 100 anos de operação.

De acordo com o portal Tribuna, à época, um funcionário denunciou o atraso do salário de janeiro e a promessa da empresa de pagar apenas o FGTS, deixando os demais direitos para a Justiça.

Nova linha da Todeschini após a compra da Selmi (Foto Reprodução/Internet)

Declarações

Na época, o advogado da Todeschini, Jorge Domingos Neto, se limitou a dizer que não estava autorizado a comentar sobre a situação da empresa, e o sindicato preferiu não se pronunciar.

Além disso, nenhum responsável pela Todeschini foi localizado para que dessem suas respectivas declarações sobre esse encerramento.

No entanto, o espaço permanece em aberto para que ela possa expor a sua versão dos fatos.

O que aconteceu com a marca Todeschini ?

Após a falência, a marca Todeschini foi licenciada em 2014 para a indústria paulista Selmi, detentora da Galo e da Renata, que posteriormente adquiriu a marca em definitivo somente em 2021.

Com isso, enquanto massas especiais desapareceram das prateleiras de mercados como o Atacadão, outras continuam sendo vendidas.

O que acaba deixando um misto de nostalgia aos consumidores que ainda lembram com carinho o que foi a centenária Todeschini.

Vale destacar que os valores da transação não foram revelados.

Inclusive, existe um canal atualmente da marca no YouTube, aonde se ensina receitas com as novas linhas produzidas pela sua nova detentora, conforme podem ver no vídeo abaixo:

Conclusões finais:

A Todeschini, tradicional fábrica de massas fundada em 1885, faliu em 2013 após uma década de dificuldades financeiras.

A empresa, que era um ícone da indústria alimentícia brasileira, deixou um legado de sabor e tradição, mas também um rastro de desemprego e incerteza.

A marca foi vendida e parte de seus produtos continuam sendo produzidos, mas a memória da empresa original permanece viva no coração dos consumidores.

Mas, para saber mais sobre essas histórias de falências, retomadas e muito mais, clique aqui*.

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Sair da versão mobile