Crise

Falência confirmada em Jornal da Globo: O fim de 3 companhias aéreas tão populares quanto a Gol no Brasil

28/06/2024 às 11h44

Por: Gabriel Amaral
Imagem PreCarregada
Falência de 3 companhias aéreas confirmadas na Globo (Reprodução: Montagem TV Foco)

Ao longo dos anos, 3 companhias aéreas perderam suas forças e acabaram indo à falência por conta de dívidas absurdas. Todas eram tão populares quanto a Gol é nos dias de hoje

O Brasil conta com uma extensa lista de companhias aéreas, mas o número hoje em dia poderia ser ainda maior. Isso porque algumas delas acabaram indo à falência e tiveram esse triste desfecho confirmado por um jornal da Globo.

Siga o Tv Foco no Telegram

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Atualmente a Gol está enfrentando uma forte crise financeira, com uma dívida bilionária, mas por conta da recuperação judicial, está conseguindo superar a situação. Porém, não são todas que conseguem sair do fundo do poço e algumas estão apenas na memória das pessoas.

Em 2020, Glória Vanique, ao lado de Rodrigo Bocardi, no Bom Dia SP, da Globo, comentou sobre a falência da Avianca Brasil. A notícia pegou a todos se surpresa, já que se tratava de uma das principais do ramo no país.

“A gente tem acompanhado durante essa pandemia a queda que houve de voos internos, dentro do Brasil principalmente. A justiça decretou, ontem a noite, a falência da Avianca Brasil”, destacou a jornalista.

Ainda segundo Glória Vanique, a empresa não conseguiu cumprir as suas metas estabelecidas na recuperação judicial e por isso teve a falência decretada. As dívidas da empresas já superavam os 2,7 bilhões de reais.

Veja também

Por fim, os aviões foram devolvidos aos proprietários, restando apenas algumas peças, que acabaram indo para leilão. O leilão é sempre uma medida para amenizar o máximo possível a dívida com os credores.

Avianca Brasil acabou indo à falência (Reprodução: Avianca Brasil/Divulgação)
Avianca Brasil acabou indo à falência (Reprodução: Avianca Brasil/Divulgação)

Varig

Fundada no dia 7 de maio de 1927, a Viação Aérea Rio-Grandense, mais conhecida simplesmente como Varig, foi uma das primeiras companhias aéreas brasileiras. Foi por muitos anos uma das maiores do mundo.

América Latina, Europa, África e Ásia eram destinos corriqueiros da Varig, utilizando seus aviões Lockheed Constellation e Douglas DC-6 no inicio e depois rumando para o Douglas DC-10 e Boeing 747.

Porém, na virada do século, principalmente ao atentado no dia 11 de setembro de 2001, a companhia aérea passou a enfrentar de maneira constante uma crise financeira e já estavam com um balanço negativo por quase 10 anos.

Até que no dia 17 de junho a empresa entrou com um pedido de recuperação judicial, mas as coisas não estavam caminhando com perspectivas de melhoras.

Até que no dia 9 de abril de 2006, a Gol surgiu no negócio e comprou a empresa, por um valor absurdo de 320 milhões de dólares. Em 2010, de acordo com o ‘G1’, a antiga Varig finalmente decretou falência, carregando consigo outra duas empresas do grupo.

Varig teve um fim que ninguém esperava (Reprodução: Varig/Divulgação)
Varig teve um fim que ninguém esperava (Reprodução: Varig/Divulgação)

Transbrasil

Criada em 1955, a Transbrasil tinha como papel inicial transportar alimentos como carne fresta, de Santa Catarina para São Paulo. Porém, pouco tempo depois, também passou a transportar passageiros e se consolidar como uma companhia aérea comercial.

Segundo o ‘G1’, os planos econômicos na década de 1980, com o congelamento dos preços das passagens, mas não dos custos, levou a empresa para uma forte crise. Em 2001, a empresa ficou sem crédito para comprar combustível para suas aeronaves e os voos cancelaram.

Até que, segundo o site da Globo, em 2002 a Transbrasil teve a sua falência decretada, após não conseguir suprir as metas da recuperação judicial.

Transbrasil também teve um fim inesperado (Reprodução: Transbrasil/Divulgação)
Transbrasil também teve um fim inesperado (Reprodução: Transbrasil/Divulgação)

Qual a dívida da Gol?

A Gol, uma das principais companhias aéreas, de acordo com o portal ‘InvestNews’, alcançaram o valor de R$20 bilhões em dívidas por conta de seus mais de 50 mil credores.

🚨 Globo junta Ana e Eliana + Bonner vive terror no JN + Demissão de estrela do SBT é desmascarada na Record   

Autor(a):

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. gabriel.amaral@otvfoco.com.br. Minhas redes sociais são:

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.