3 gigantes dos planos de saúde fecham as portas no Brasil
Gigantes dos planos de saúde dão adeus no Brasil, após 5 milhões de clientes atingidos, venda urgente e falência decretada.
Acontece que a Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (SG/Cade) aprovou a compra da Amil, que hoje pertence ao United Health Group (UHG).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A UHG anunciou no final de dezembro de 2023 a aprovação de um acordo para vender a empresa ao fundador e ex-presidente da Qualicorp por US$ 7 bilhões, o equivalente a R$ 34,59 bilhões, em uma operação com dívida da empresa brasileira.
Vale lembrar que, a Amil possui cerca de 5,4 milhões de clientes entre os planos de saúde e dental, além de uma rede com 19 unidades hospitalares, 52 unidades ambulatoriais e mais 1.600 hospitais credenciados.
Já a Americas Serviços Médicos conta com 12 hospitais e 30 clínicas médicas em 6 Estados brasileiros. Uma fonte declarou ao TV FOCO que não haverá mais UHG no Brasil e nem a nomenclatura será usada mais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Saúde Sim LTDA foi outra operadora afetada. Segundo o portal Sedep, o Juiz da Vara de Falências, Recuperações Judiciais, Insolvência Civil e Litígios Empresariais do DF decretou a falência de empresa, com sede em Águas Claras, em agosto de 2023.
Com isso, o Juiz ordenou a suspensão da prescrição das obrigações do devedor sujeitas ao regime da Lei de Falências e das ações e execuções ajuizadas contra o devedor, inclusive daquelas dos credores particulares do sócio solidário, relativas a créditos ou obrigações sujeitos à falência.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● ADEUS: 5º maior plano de saúde confirma fim de serviço colossal e se desfaz de 240 mil em 2024
● Fim do pagamento na Unimed, Amil e mais em SP: Nova lei histórica traz plano de saúde gratuito a milhares
● Decreto da ANS: Ana Paula paralisa BDBR com pesadelo da Unimed, Amil e + com 8M de clientes deixados na mão
Por fim, vamos falar do plano de saúde Happymed, que também fechou as portas da unidade de Florianópolis em julho de 2022.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Na época, a sede localizado na rua São Jorge, ficou com as portas fechadas e correspondências com ações judiciais embaixo da porta, finalizando que havia um bom tempo que ninguém frequentava o espaço, segundo o portal NDmais.
O plano de saúde Happymed foi criado em 2020 com atuação em Santa Catarina. No site da instituição, o plano diz que existem cinco hospitais credenciados, clínicas e atendimento 24h. Além de Florianópolis, o convênio tem atendimento em Balneário Camboriú.
Quem paga a dívida de uma empresa falida?
Certamente, não será como um pagamento normal, até porque as condições não permitem. Portanto, é por isso que acontece o processo judicial de falência. Nele será nomeado um administrador judicial, que será responsável por organizar esse pagamento aos credores.