CONFIRA

Falência relâmpago e fim de serviço: 3 terrores dos planos de saúde atingem gigante de SP, Unimed e Rede D’or

18/06/2024 às 0h30

Por: Larissa Caixeta

Se surpreenda com os 3 terrores dos planos de saúde que atingem operadora gigantesca de SP, Unimed e Rede D’or

O Brasil, apesar de ofertar cuidados para à saúde em diversos graus tecnológicos através do Sistema Único de Saúde (SUS), é contemplado com diversos planos de saúde, que visam aumentar mais ainda o acesso à saúde para os brasileiros. No entanto, os convênios vêm passando por grandes crises, inclusive, hoje falaremos sobre 3 terrores dos planos que atingem em cheio operadora gigantesca de São Paulo, Unimed e Rede D’or.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para quem não sabe, a gigante dos planos de saúde, a Cuidar.me, empresa que criou um plano de saúde popular com cobertura hospitalar que tinha sociedade com rede de clínicas Dr. Consulta, fundada em 2020, anunciou o fim das atividades no dia 01 de maio de 2024. Vale dizer que, apesar de não ter ocorrido nenhuma ação judicial sobre falência, a empresa fechou as portas repentinamente.

Segundo o portal ‘O Globo’, a Cuidar.me alegou que assegurou aos usuários as opções de migração para um plano da operadora Plena Saúde, a portabilidade sem custo ou a rescisão contratual. A migração para a operadora dos planos de saúde garante aos clientes todas as condições contratuais anteriormente vigentes. Além disso, o valor da mensalidade, rede credenciada de prestadores, coberturas assistenciais e carências.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os planos de saúde continuam em alta no Brasil (Foto: Reprodução/ Internet)
Planos de saúde (Foto: Reprodução/ Internet)

Confira o comunicado a Cuidar.me na íntegra

“A Cuidar-me Saúde informa que optou por encerrar suas operações no setor de planos de saúde e seguirá em outro ramo de atividade, após término de processo de saída ordenada do mercado junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Em linha com as melhores práticas de mercado e de acordo com a legislação regulatória, todos os beneficiários Cuidar-me foram previamente informados por diversos canais de comunicação acerca do encerramento de suas atividades, sendo-lhes disponibilizadas as seguintes opções: (i) migração para outra operadora; (ii) portabilidade sem necessidade de cumprimento de carências; e (iii) rescisão contratual.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para aqueles que optarem pela migração, a operadora Plena Saúde assumirá a gestão dos planos de saúde dos beneficiários Cuidar-me, assegurando-lhes todas as condições contratuais anteriormente vigentes, tais como valor da mensalidade, rede credenciada de prestadores, coberturas assistenciais e carências.

Cuidar.me havia sido fundada em 2020 e funcionava como um plano de saúde de fácil acesso (Foto Reprodução/Cuidar.me)
Cuidar.me havia sido fundada em 2020 e funcionava como um dos maiores planos de saúde de fácil acesso (Foto Reprodução/Cuidar.me)

A Plena Saúde é operadora de grande porte regularmente autorizada pela ANS, com décadas de tradição na prestação de serviços de assistência médica e maior capacidade assistencial, gozando de rede de hospitais próprios e credenciados pela própria Cuirdar-me.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dessa forma, a todos os beneficiários Cuidar-me que optarem pela migração será garantido um incremento na rede assistencial, pelo mesmo preço contratado e de acordo com todas as coberturas assistências e demais disposições contratuais.

Todos os beneficiários que estão em tratamento continuado, internados ou com procedimentos eletivos agendados serão integralmente mantidos nas mesmas condições anteriores, sem qualquer interrupção.

A Cuidar-me Saúde está comprometida com a transparência e o cuidado com seus beneficiários. Esperamos ter fornecido as informações necessárias para este momento“.

Unimed crava fim de serviço em massa

Em fevereiro deste ano, a Unimed cravou o cancelamento do credenciamento parcial ou total (para planos individuais, PME e de afinidade) de 37 hospitais localizados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Maranhão e no Distrito Federal. Vale dizer que, todos os serviços foram encerrados no dia 4 de março. E dentre esse fim de serviço em massa, a Rede D’or foi a mais afetada pelos descredenciamentos, segundo o portal ‘Info Money’.

Encerramento de serviço crucial de plano da Unimed (Foto: Reprodução/ Internet)
Encerramento de serviço crucial da Unimed (Foto: Reprodução/ Internet)

As informações dão conta de que 12 hospitais da Rede D’or sofreram com o fim de serviço em massa da Unimed. Sendo 10 em São Paulo, segundo o portal, o BTG Pactual mapeou 1.384 leitos nas 12 instalações da rede que foram completamente descredenciadas pela gigante dos planos de saúde.

Como escolher o melhor plano de saúde?

Segundo informações do portal Serasa, um dos primeiros passos é levar em conta algumas questões que vão além do preço. É preciso avaliar também o plano que melhor se encaixa ao perfil do usuário e suas necessidades atuais, o que envolve, por exemplo:

  • tipo do plano: se individual, empresarial ou coletivo (por adesão a partir de uma entidade de classe);
  • possibilidade de coparticipação;
  • tipo de cobertura oferecida: se ambulatorial ou hospitalar, com ou sem obstetrícia;
  • abrangência: se nacional ou regional;
  • períodos de carência;
  • reajuste por idade;
  • amplitude da rede credenciada.

Cuidar.me
Planos de Saúde
Unimed

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.