O QUE ROLOU?!

Falência: 5 montadoras tão amadas quanto a Chevrolet vão à ruína após fracasso com carros populares

5 Montadoras entram em falência após fracasso com carros populares (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/TV Foco/ Canca/GM/Freepik)

5 Montadoras entram em falência após fracasso com carros populares (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/TV Foco/ Canca/GM/Freepik)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

5 montadoras, tão populares e amadas feito a Chevrolet, sofreram com uma falência amarga após uma enxurrada de fracassos com seus carros mais amados

O mercado automobilístico é fascinante e dinâmico, mas também repleto de desafios. Afinal de contas. projetar e lançar novos modelos exige:

Não importa a estratégia, desde que as mesmas consigam atingir as suas metas de vendas que justifiquem o custo e tragam retorno financeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, a realidade nem sempre é tão simples. Ao longo dos anos, até mesmo marcas populares, que um dia brilharam tanto quanto gigantes como Chevrolet, sucumbiram diante de modelos problemáticos e crises econômicas.

Sendo assim, a partir de informações do Auto Esporte, o TV Foco separou a história de 5 montadoras que marcaram época, mas que acabaram decretando falência depois de fracassar com modelos de carros populares que, por algum motivo, não supriram as expectativas:

DeLorean Motor Company: A queda do icônico DMC-12

Fundada em 1975 pelo visionário John DeLorean, a DeLorean Motor Company apostou no DMC-12, um carro futurista que ganhou fama como protagonista na trilogia clássica: De Volta para o Futuro:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 1982, a empresa decretou falência após uma série de problemas financeiros e jurídicos.

DeLorean DMC-12 fez sucesso no filme “De Volta Para o Futuro” (Foto: Reprodução/DeLorean)

Retorno triunfal?

No entanto, de acordo com o portal Carro.Blog, a nova DeLorean Motor Company, localizada no Texas, ressuscitou o nome DeLorean nos anos 2000, mesmo após a falência da empresa original em 1982.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, a nova DMC não está envolvida na produção de novos carros, mas sim na restauração e manutenção dos modelos DMC-12 originais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A empresa comprou o estoque remanescente de peças e começou a oferecer restaurações completas para entusiastas ao redor do mundo.

Além de restaurar veículos, a nova DMC também fabrica componentes para manter os carros em funcionamento e adapta algumas das tecnologias antigas para atender aos padrões modernos.

A marca ainda fascina colecionadores, e muitos modelos restaurados alcançam valores bem superiores aos originais.

Hummer: O fim dos gigantes off-road

Famosa pelos SUVs robustos e pelo design inspirado em veículos militares, a Hummer lançou o modelo H2 como um símbolo de luxo e poder:

Hummer H2, um modelo off-road que não deu certo (Foto Reprodução/ Hummer)

Mas a crise financeira global de 2008 foi implacável e afetou drasticamente a General Motors (GM), responsável pela marca.

Por fim, essa situação de crise acabou levando à descontinuação da Hummer em 2010 como parte da reestruturação da GM, após a montadora declarar sua própria falência.

Pontiac G6: O charme que não fechou a conta:

A Pontiac, outra marca significativa da indústria automotiva norte-americana, era conhecida por seus carros de alta performance:

Pontiac G6 também fracassou por conta da crise da GM (Foto Reprodução/Pontiac)

A crise financeira de 2008 também impactou a Pontiac, e a General Motors, sua controladora, decidiu encerrar as operações da marca em 2010, marcando o fim de uma era.

Fisker Karma: Inovação que doeu no bolso

A Fisker Automotive foi fundada pelo ex-designer da Aston Martin, Henrik Fisker, que apostou todas suas fichas no Karma, uma inovação híbrida de luxo com design arrojado:

Porém, de acordo com a Forbes, após sua falência em 2013, seus ativos foram comprados pelo grupo chinês Wanxiang, que mudou o nome para Karma Automotive e continuou vendendo o híbrido plug-in de Fisker com o nome de Revero.

Fisker Karma chamava a atenção pelo seu design (Foto Reprodução/Internet)

Mas, voltou a entrar em crise em 2024, conforme podem ver por aqui*.

Spyker: O luxo que não vingou

Por fim, temos a Spyker, marca holandesa de carros de luxo, que chamou atenção com o C8 Preliator, apresentado em 2016 no Salão do Automóvel de Genebra:

A marca desapareceu novamente, reforçando como o mercado de carros de nicho pode ser implacável.

Spyker C8 Preliator (Foto Reprodução/Internet)

Manifestações das montadoras:

“Há um ano, a General Motors anunciou que iríamos entregar a HUMMER, como parte do plano de focar nossas artividades em manter a Chevrolet, a Buick, a GMC e a Cadillac de pé. Desde então vínhamos considerando várias possibilidades para a HUMMER, e estamos desapontados com o fato de o acordo com a Tengzhong não poder ser completado” – Disse o até então vice-presidente de planejamento corporativo e alianças da GM, John Smith.

“Em 2000, nós nos propusemos a criar um superesportivo do zero com distribuição global e nós conseguimos.

Ao longo dos anos, realizamos alguns empreendimentos ousados que deixaram suas marcas na empresa e que, por sua vez, contribuíram para sua morte hoje. Vou me esforçar para ressuscitar a Spyker assim que possível.

Supondo que seremos bem sucedidos, vou perseguir o objetivo de fundir a empresa com um fabricante de aviões elétricos de alto desempenho para desenvolver Spykers elétricos revolucionários usando tecnologia sustentável”

O que se pode aprender com a falência de montadoras?

Diante de todas essas quebras do mercado automobilístico, podemos chegar a conclusão de que o cenário não perdoa quando há erros de planejamento ou execução.

Fatores como: Modelos mal-sucedidos, crises econômicas e a falta de adaptação às tendências sustentáveis, foram fatores decisivos para o fim dessas marcas.

Por fim, cada uma dessas falências trazem lições que moldam o futuro da indústria, destacando a importância de equilibrar inovação, custo e sustentabilidade.

Considerações finais:

Cinco montadoras icônicas, tão admiradas quanto a Chevrolet, enfrentaram falências após lançarem carros problemáticos que não atenderam às expectativas.

Mas, para saber sobre mais casos de falência, clique aqui*.

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Sair da versão mobile