5 montadoras, tão populares e amadas feito a Chevrolet, sofreram com uma falência amarga após uma enxurrada de fracassos com seus carros mais amados
O mercado automobilístico é fascinante e dinâmico, mas também repleto de desafios. Afinal de contas. projetar e lançar novos modelos exige:
- Investimentos massivos em pesquisa;
- Desenvolvimento e produção;
- Uma estratégia de marketing eficiente.
Não importa a estratégia, desde que as mesmas consigam atingir as suas metas de vendas que justifiquem o custo e tragam retorno financeiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, a realidade nem sempre é tão simples. Ao longo dos anos, até mesmo marcas populares, que um dia brilharam tanto quanto gigantes como Chevrolet, sucumbiram diante de modelos problemáticos e crises econômicas.
Sendo assim, a partir de informações do Auto Esporte, o TV Foco separou a história de 5 montadoras que marcaram época, mas que acabaram decretando falência depois de fracassar com modelos de carros populares que, por algum motivo, não supriram as expectativas:
DeLorean Motor Company: A queda do icônico DMC-12
Fundada em 1975 pelo visionário John DeLorean, a DeLorean Motor Company apostou no DMC-12, um carro futurista que ganhou fama como protagonista na trilogia clássica: De Volta para o Futuro:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Apesar do sucesso no cinema, o veículo foi um desastre financeiro.
- A montadora produziu cerca de 9 mil unidades do DMC-12, um carro com custos de fabricação elevados, lançado em um mercado altamente competitivo;
Em 1982, a empresa decretou falência após uma série de problemas financeiros e jurídicos.
Retorno triunfal?
No entanto, de acordo com o portal Carro.Blog, a nova DeLorean Motor Company, localizada no Texas, ressuscitou o nome DeLorean nos anos 2000, mesmo após a falência da empresa original em 1982.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas, a nova DMC não está envolvida na produção de novos carros, mas sim na restauração e manutenção dos modelos DMC-12 originais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A empresa comprou o estoque remanescente de peças e começou a oferecer restaurações completas para entusiastas ao redor do mundo.
Além de restaurar veículos, a nova DMC também fabrica componentes para manter os carros em funcionamento e adapta algumas das tecnologias antigas para atender aos padrões modernos.
A marca ainda fascina colecionadores, e muitos modelos restaurados alcançam valores bem superiores aos originais.
Hummer: O fim dos gigantes off-road
Famosa pelos SUVs robustos e pelo design inspirado em veículos militares, a Hummer lançou o modelo H2 como um símbolo de luxo e poder:
- Ele ganhou destaque entre celebridades como Britney Spears e LeBron James;
- No entanto, o alto consumo de combustível e os elevados índices de poluição associaram a marca a práticas pouco sustentáveis.
Mas a crise financeira global de 2008 foi implacável e afetou drasticamente a General Motors (GM), responsável pela marca.
Por fim, essa situação de crise acabou levando à descontinuação da Hummer em 2010 como parte da reestruturação da GM, após a montadora declarar sua própria falência.
Pontiac G6: O charme que não fechou a conta:
A Pontiac, outra marca significativa da indústria automotiva norte-americana, era conhecida por seus carros de alta performance:
- A apresentadora Oprah Winfrey promoveu o Pontiac G6 de forma inovadora em 2004, distribuindo 276 carros para o público de seu programa.
- Apesar do marketing agressivo e até charmoso, o modelo e outros veículos da marca não alcançaram o sucesso esperado, deixando mais prejuízos que ganhos.
A crise financeira de 2008 também impactou a Pontiac, e a General Motors, sua controladora, decidiu encerrar as operações da marca em 2010, marcando o fim de uma era.
Fisker Karma: Inovação que doeu no bolso
A Fisker Automotive foi fundada pelo ex-designer da Aston Martin, Henrik Fisker, que apostou todas suas fichas no Karma, uma inovação híbrida de luxo com design arrojado:
- Lançado em 2011, o sedã enfrentou problemas técnicos, custos de produção exorbitantes e concorrência crescente no segmento de carros elétricos.
- Mesmo diante de todas as expectativas, as vendas não compensaram os investimentos, e a empresa declarou falência em 2013.
Porém, de acordo com a Forbes, após sua falência em 2013, seus ativos foram comprados pelo grupo chinês Wanxiang, que mudou o nome para Karma Automotive e continuou vendendo o híbrido plug-in de Fisker com o nome de Revero.
Mas, voltou a entrar em crise em 2024, conforme podem ver por aqui*.
Spyker: O luxo que não vingou
Por fim, temos a Spyker, marca holandesa de carros de luxo, que chamou atenção com o C8 Preliator, apresentado em 2016 no Salão do Automóvel de Genebra:
- Equipado com um motor Audi V8 de 518 cv e um design refinado, o modelo prometia reposicionar a marca após anos de dificuldades financeiras.
- No entanto, a Spyker já havia enfrentado falências anteriores e não conseguiu cumprir suas promessas de produção.
A marca desapareceu novamente, reforçando como o mercado de carros de nicho pode ser implacável.
Manifestações das montadoras:
- DeLorean Motor Company: Manifestações não encontradas;
- Hummer: De acordo com a Giz Modo, na época a GM veio a se pronunciar sobre o fim da Hummer, alegando ter tentado o máximo que pode para conseguir mantê-la ativa:
“Há um ano, a General Motors anunciou que iríamos entregar a HUMMER, como parte do plano de focar nossas artividades em manter a Chevrolet, a Buick, a GMC e a Cadillac de pé. Desde então vínhamos considerando várias possibilidades para a HUMMER, e estamos desapontados com o fato de o acordo com a Tengzhong não poder ser completado” – Disse o até então vice-presidente de planejamento corporativo e alianças da GM, John Smith.
- Fisker Karma: Manifestações da falência de 2013 e crise de 2024 não foram encontradas;
- Pontiac: Manifestações não foram encontradas;
- Spyker: De acordo com o i Carros, na época da sua falência, O CEO da Spyker, Victor Muller, disse que nenhuma ambição que a empresa tinha quando foi fundada há 15 anos morreu como resultado da falência e que a história da empresa ainda não acabou:
“Em 2000, nós nos propusemos a criar um superesportivo do zero com distribuição global e nós conseguimos.
Ao longo dos anos, realizamos alguns empreendimentos ousados que deixaram suas marcas na empresa e que, por sua vez, contribuíram para sua morte hoje. Vou me esforçar para ressuscitar a Spyker assim que possível.
Supondo que seremos bem sucedidos, vou perseguir o objetivo de fundir a empresa com um fabricante de aviões elétricos de alto desempenho para desenvolver Spykers elétricos revolucionários usando tecnologia sustentável”
O que se pode aprender com a falência de montadoras?
Diante de todas essas quebras do mercado automobilístico, podemos chegar a conclusão de que o cenário não perdoa quando há erros de planejamento ou execução.
Fatores como: Modelos mal-sucedidos, crises econômicas e a falta de adaptação às tendências sustentáveis, foram fatores decisivos para o fim dessas marcas.
Por fim, cada uma dessas falências trazem lições que moldam o futuro da indústria, destacando a importância de equilibrar inovação, custo e sustentabilidade.
Considerações finais:
Cinco montadoras icônicas, tão admiradas quanto a Chevrolet, enfrentaram falências após lançarem carros problemáticos que não atenderam às expectativas.
- A DeLorean Motor Company colapsou em 1982 devido aos altos custos do DMC-12, apesar de sua fama em De Volta para o Futuro.
- A Hummer e a Pontiac, ambas da GM, sucumbiram à crise financeira de 2008, marcadas pelo fim de modelos como o H2 e o G6.
- A Fisker, com seu híbrido Karma, não resistiu aos custos e encerrou operações em 2013, enquanto a Spyker fracassou com o C8 Preliator, encerrando suas atividades após anos de dificuldades.
Mas, para saber sobre mais casos de falência, clique aqui*.