Famoso banco fecha as portas após decretar falência e aumenta a crise bancária; Confira os detalhes e os efeitos desse triste fim
A crise contínua em torno do sistema bancário. E agora atingiu novamente de forma forte quando o Heartland Tri-State Bank de Elkhart foi fechado em 29 de julho pelo Escritório do Kansas do Comissário do Banco do Estado, com a Federal Deposit Insurance Corporation (FDIC) assumindo o controle.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em 31 de julho, as agências do Heartland Tri-State Bank foram reabertas como agências do banco Dream First Bank em horário comercial normal, observou o FDIC em comunicado.
Os depositantes do banco falido se tornarão clientes do Dream First Bank, o que significa que saques, depósitos e transações de empréstimo serão processados pelo Dream First Bank. Os clientes do Heartland Tri-State Bank devem continuar a usar sua agência existente até que o banco conclua a transição.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Heartland Tri-State Bank é o primeiro banco a entrar em colapso desde que o problemático First Republic Bank foi adquirido pelo JP Morgan em maio. Depois que os esforços para resgatar a empresa falharam. Também segue o colapso dramático do Banco do Vale do Silício em março, que desencadeou dias de caos no sistema bancário dos EUA.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por que ele faliu?
Acredita-se que por trás das falências do banco estejam as crescentes taxas de juros nos Estados Unidos. Juntamente com a má gestão de risco das instituições financeiras. O Federal Reserve aumentou sua taxa de referência no ano passado para mais de 5,25% em julho – a taxa mais alta desde 2007 . Isso em um esforço para conter a inflação no país. Então, em junho, a taxa de inflação nos EUA foi de 4,1% ano a ano.
Porém. o banco tinha aproximadamente US$ 139 milhões em ativos totais e US$ 130 milhões em depósitos totais em março. Contudo, junto com os depósitos, o Dream First Bank concordou em comprar todos os ativos do banco falido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE