Terror de falência arrasa plano de saúde, supermercado e companhia com a Gol
É de conhecimento público que o setor econômico é muito variável e pode apresentar quedas conforme os anos passam, inclusive, 3 gigantes empresas muito famosas enfrentaram situação delicada de falência , incluindo plano de saúde tradicional, supermercado e companhia aérea filiada da Gol.
A Unimed Paulistana, por exemplo, faliu após uma crise financeira afetar a cooperativa, em 2016. A operadora tinha 744 mil clientes. A maior parte dos beneficiários morava na cidade de São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em nota, a Unimed do Brasil confirmou a liquidação extrajudicial da Unimed Paulistana e informou que, para efeitos administrativos, um liquidante extrajudicial nomeado pela ANS passa a responder legalmente pela operadora, segundo informações do G1.
Na época, a ANS publicou uma resolução que prorroga por mais 30 dias o prazo para que os beneficiários remanescentes da Unimed Paulista façam a portabilidade para outros planos, sem necessidade de cumprir novos períodos de carência, independentemente do tipo de contratação e da data de assinatura dos contratos.
O Supermercsdo Cascalinho foi outra vítima de crise. Por muito tempo, foi um nome familiar para os habitantes do Mato Grosso. Sua história como um dos principais varejistas da região remonta a anos de confiança estabelecida entre clientes e a marca.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, em julho de 2023, a notícia da falência do Supermercado chocou a comunidade local. A 4ª Vara Cível de Rondonópolis, localizada a 216 km de Cuiabá, decretou oficialmente o fim dessa instituição, que por tanto tempo foi uma parte essencial do cotidiano de muitos.
O motivo por trás dessa decisão foi uma dívida que havia se acumulado de maneira preocupante, totalizando impressionantes R$ 2,8 milhões. Vale ressaltar que o estabelecimento já estava em declínio há algum tempo, levando a empresa a buscar uma solução através de um processo de recuperação judicial que teve início em 2019.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Adeus ao Atacadão e falência decretada: Fim de 3 doces n°1 da infância dos brasileiros deixa país sem chão
● Calote de mais de R$ 8M e falência decretada: O adeus de rede de supermercado, rival do Assaí
● Falência após 100 anos, adeus ao Atacadão e vendida à rival: Fim de fabrica n°1 de macarrão desola país
Assim como a companhia aérea Go Airlines da Índia, que entrou com pedido de proteção contra a falência em maio de 2023. Segundo a própria empresa, a atual situação da companhia é resultante de problemas nos motores Pratt & Whitney defeituosos, que fizeram com que cerca de metade da frota de aeronaves ficassem impossibilitadas de levantar voo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Centro Internacional de Arbitragem de Cingapura (SAIC) havia, inclusive, determinado que a Pratt & Whitney fornecesse à Go Airlines ao menos 10 motores até o dia 27 de abril, o que não foi cumprido.
Quais empresas pediram falência no Brasil em 2023?
Apenas no primeiro mês de 2023, mais de 70 empresas deram entrada em pedidos de falência, segundo o Serasa Experian. Do total de 72 companhias, 19 são de grande porte, 25 médias e outras 28 são micro e pequenos empreendimentos.