Silvio Santos tomou uma atitude com a Globo que mudou os rumos da emissora para sempre
Líder de audiência tanto em números como em faturamento, a TV Globo se transformou m um verdadeiro ícone do entretenimento e do jornalismo brasileiro. Apesar do crescimento significativo das plataformas de streaming, o canal continua mostrando excelência e segue no topo.
Porém, o que muitos não imaginam é que a situação, nem sempre foi assim. Acontece que, no passado a Globo lidou com uma grande crise e contou até com a ajuda de Silvio Santos, dono do SBT para conseguir sair do fundo do poço.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tudo aconteceu nos primeiros anos de existência, quando a emissora carioca lidou com uma série de problemas, como a pouca estrutura e falta de lucros. Na época, Silvio Santos era o maior trunfo da rede televisiva, já que o atual dono do SBT alugava os horários de domingo da rede e seu programa era líder de audiência.
Na biografia de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, lançada em 2011, ele alegou que o dono do baú salvou o canal dos Marinho da falência ao emprestar dinheiro para pagar os colaboradores.
“Ele pagava o aluguel e adiantava três ou quatro meses, e às vezes até um ano, para que a gente pudesse pagar os funcionários. Então Silvio Santos emprestou muito dinheiro ao doutor Roberto Marinho”, disse.
Qual foi o desfecho dessa situação ?
Além da verba, o dono do SBT ajudava a Globo na divulgação de seus outros produtos. Mas, segundo o TV História, a relação do empresário com a Globo começou a ruir no período em que foi implantado o padrão Globo de qualidade, em 1971.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Acontece que o dono do SBT não queria dividir o dinheiro que ganhava da venda de anúncios com a emissora e alguns diretores ficaram incomodados, desejando que ele se desligasse do canal. Apesar dos pesares, Roberto Marinho conseguiu manter Silvio na Globo até 1976, quando ele conquistou a concessão da TVS e formou o SBT.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE