Banco gigantesco não suporta dívidas astronômicas de 173 bilhões e falência é decretada no Bom Dia Brasil
Gerir um negócio, sem sombra de dúvidas, não é um atarefa fácil, isso porque diversos fatores podem levar uma empresa a ruir. Inclusive, o mesmo acontece no setor bancário, que apesar do poder de mercado, pequenos deslizes podem se tornar gigantescos, onde pode culminar o acumulo de dívidas e até mesmo uma falência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em uma edição do ano passado do telejornal Bom Dia Brasil, da Rede Globo, Mariana Gross, substituta de Ana Paula Araújo, cravou a falência de uma gigantesca empresa bancária. Vale dizer que, o assunto foi pauta no mundo todo, pois foi extremamente chocante a notícia e principalmente pelo tamanho da dívida da instituição, que ultrapassava os 173 bilhões.
Segundo o Bom Dia Brasil da Globo, o First Republic Bank teve a falência decretada, mas uma grande empresa assumiu os ativos e vai reerguer a instituição. No entanto, na ocasião, clientes e executivos do mercado econômico foram pegos de surpresa com a dívida de US$ 173 bilhões.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Nos Estados Unidos, reguladores do sistema financeiro assumiram as atividades do banco First Republic e anunciaram um acordo de compra de outra instituição”, anunciou a jornalista substituta de Ana Paula Araújo. A queda da instituição se deu quando se viu pressionada com o aumento das taxas de juros para combater a inflação, o que prejudicou o valor dos títulos e empréstimos que o banco comprou quando as taxas estavam baixas.
Segundo o noticiário da Globo, após longos anos atuando no mercado, o First Republic Bank ganhou um outro dono. Isso porque a justiça norte-americana interveio na situação e agora, o JPMorgan Chase assumiu o comando e vem traçando um grande plano de mudanças diante da falência do banco antecessor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com sede na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, o JPMorgan Chase aparece na lista dos três principais serviços financeiros do mundo. Por causa da integração com o First Republic Bank, o grupo ganhou novos funcionários que vieram no combo. Assumindo os ativos do banco e pagará US$ 10,6 bilhões à FDIC (fundo garantidor dos EUA) como parte do acordo.
Mas, com o anúncio feito em maio, o banco confirmou que dos 7 mil colaboradores, pelo menos mil deles perderiam seus empregos. O comunicado pegou muita gente de susto internamente, como divulgou a reportagem da Globo, após a falência do antecessor.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Como era o First Republic Bank?
O First Republic era uma instituição financeira, voltada ao private banking, ou seja, um lugar que atende as pessoas mais ricas da sociedade. Seu fundador, Jim Herbert, iniciou o banco em 1985 com menos de 10 pessoas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em julho de 2020, o banco disse que estava classificado como o 14º maior dos EUA, com 80 escritórios em sete Estados e no final de 2022, empregava mais de 7,2 mil pessoas.
Quantos bancos já faliram nos Estados Unidos?
Segundo informações divulgadas pelo portal ‘InvestNews’, só nos últimos 10 anos, mais de 120 bancos faliram nos Estados Unidos. Se considerar o período desde a crise de 2008, (onde houve a gigantesca crisa dos subprimes, ou seja, as queda das hipotecas de grande risco) foram mais de 500 falências.