Dois bancos fecharam as portas no Brasil após determinação do Banco Central; entenda o que aconteceu com as instituições
Duas importantes instituições financeiras tiveram falência decretada pelo Banco Central, em 2023. As duas empresas operavam já com bastante prejuízo, até chegar ao ponto da liquidação extrajudicial.
O PortoCred e o BRK entraram em uma crise grave nos últimos anos e não resistiram. As falências das duas empresas foram anunciadas em fevereiro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mesmo em situações complicadas, os títulos desses bancos eram amplamente encontrados em plataformas de corretoras e distribuídos para o investidor pessoa física.
De acordo com o Nord Investimentos, esses papéis pagavam taxas maiores que os bancos tradicionais, o que acabava atraindo mais clientes.
O problema é que a BRK já estava no prejuízo desde 2017. O Índice de Basileia (indicador internacional que possui a finalidade de analisar a saúde financeira de uma instituição financeira) estava abaixo do mínimo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já a Basileia do PortoCred estava abaixo do mínimo aceitável, além de possui um prejuízo no balanço.
CRISE NO SETOR DE CRÉDITO PRIVADO
A situação do crédito privado no Brasil entrou em crise após o escândalo envolvendo o rombo da Americanas. O Fundo Garantidor de Crédito (FGC) chegou a orientar clientes que tinham títulos de crédito desses bancos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Havia a necessidade de solicitar a garantia desses valores, que se limitava a R$ 250 mil por CPF. Além disso, o retorno financeiro dependeu do tempo que o FGC demorou para realizar o pagamento.
PARA QUE SERVE O BANCO CENTRAL?
De acordo com o Governo Federal, o Banco Central controla todo o sistema financeira do Brasil, estabelecendo regras para assegurar a estabilidade de preços. O órgão também serve para suavizar as flutuações do nível de atividade econômica e fomentar o pleno emprego.