tenso
Falência urgente: Banco surpreende clientes e comunica fim das operações no Brasil e situação hoje (4)
04/04/2024 às 8h49
Banco gigante pegou clientes de surpresa anunciando fechamento no Brasil
No ano de 2023, um dos grandes bancos do Brasil acabou pegando os seus clientes de surpresa, ao anunciar o fim das suas operações em todo o território nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contando com 60 anos no país e com milhares de clientes, espalhados em mais de 50 países no mundo, a empresa anunciou o fim apenas quatro anos após atingir seu auge, com R$ 1,784 bilhão em ativos em 2019.
Estamos falando do Commerzbank. A saber, foi em 2021, que a empresa anunciou sua reestruturação e encerramento em vários países, incluindo o Brasil. Devido isso, o Banco Central aprovou o cancelamento da autorização do banco múltiplo, decretando o fim das atividades da empresa europeia e pegando milhares de clientes de surpresa, pois não esperavam pela notícia de falência no país, por motivo de fechamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, o Banco Central também concedeu uma autorização para abertura de representação no país. Na prática, isso significa que a instituição deixou de ser um banco, tendo apenas um escritório em território nacional.
Por meio do seu portal oficial, a empresa fez o seguinte comunicado: “O Commerzbank Brasil S.A. Banco Múltiplo encerrou suas operações em 6 de Abril de 2023. O Commerzbank AG está presente em São Paulo através de seu escritório de representação. Em caso de dúvidas, por favor nos contate”, disse.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Reforçamos que o Commerzbank não opera no Brasil como banco e não fornece serviços para pessoas físicas e jurídicas no país. Caso alguém lhe ofereça negócios em nome do Commerzbank, este ato pode ser um uso indevido de nosso nome e provavelmente uma fraude. Pedimos que tenham cautela”, pontuou.
Contando com mais de 10 milhões de clientes privados e 1 milhão de clientes corporativos, o Commerzbank foi fundado em 1870 e é considerado o segundo maior banco da Alemanha. O banco contava com sua sede no Morumbi, em São Paulo, a empresa tinha como foco principal instituições europeias que tinham suas filiais no país, como a Bayer, Basf, Volkswagen e Siemens, ou empresas brasileiras que pretendiam expandir seus negócios para a Europa.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● R$ 1,7BI e falência: Banco Central confirma ADEUS de 2 bancos tão populares quanto Santander e Caixa
● Dívida milionária e demissão em massa: 3 supermercados tão populares quanto Carrefour têm falência devastadora
● Falência decretada, funcionários na rua e calote: Rival da Brastemp tem fim decadente no Brasil
Qual é a situação do Commerzbank hoje?
É importante deixar claro ainda que, apesar de estar no Brasil há mais de 60 anos, a empresa só atuou como banco após 2016. Após isso, a empresa voltou a funcionar como antes, atuando apenas com um escritório representativo.
Diante de todas essas informações, é que, sua situação atualmente, em abril de 2024, é que a empresa realmente não funciona mais como um banco. Assim, como foi mencionado, agora, a empresa atua como um escritório representativo.
Autor(a):
Bianca Rayla
Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são: