Banco gigante pegou clientes de surpresa anunciando fechamento no Brasil
No ano de 2023, um dos grandes bancos do Brasil acabou pegando os seus clientes de surpresa, ao anunciar o fim das suas operações em todo o território nacional.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contando com 60 anos no país e com milhares de clientes, espalhados em mais de 50 países no mundo, a empresa anunciou o fim apenas quatro anos após atingir seu auge, com R$ 1,784 bilhão em ativos em 2019.
Estamos falando do Commerzbank. A saber, foi em 2021, que a empresa anunciou sua reestruturação e encerramento em vários países, incluindo o Brasil. Devido isso, o Banco Central aprovou o cancelamento da autorização do banco múltiplo, decretando o fim das atividades da empresa europeia e pegando milhares de clientes de surpresa, pois não esperavam pela notícia de falência no país, por motivo de fechamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, o Banco Central também concedeu uma autorização para abertura de representação no país. Na prática, isso significa que a instituição deixou de ser um banco, tendo apenas um escritório em território nacional.
Por meio do seu portal oficial, a empresa fez o seguinte comunicado: “O Commerzbank Brasil S.A. Banco Múltiplo encerrou suas operações em 6 de Abril de 2023. O Commerzbank AG está presente em São Paulo através de seu escritório de representação. Em caso de dúvidas, por favor nos contate”, disse.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Reforçamos que o Commerzbank não opera no Brasil como banco e não fornece serviços para pessoas físicas e jurídicas no país. Caso alguém lhe ofereça negócios em nome do Commerzbank, este ato pode ser um uso indevido de nosso nome e provavelmente uma fraude. Pedimos que tenham cautela”, pontuou.
Contando com mais de 10 milhões de clientes privados e 1 milhão de clientes corporativos, o Commerzbank foi fundado em 1870 e é considerado o segundo maior banco da Alemanha. O banco contava com sua sede no Morumbi, em São Paulo, a empresa tinha como foco principal instituições europeias que tinham suas filiais no país, como a Bayer, Basf, Volkswagen e Siemens, ou empresas brasileiras que pretendiam expandir seus negócios para a Europa.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● R$ 1,7BI e falência: Banco Central confirma ADEUS de 2 bancos tão populares quanto Santander e Caixa
● Dívida milionária e demissão em massa: 3 supermercados tão populares quanto Carrefour têm falência devastadora
● Falência decretada, funcionários na rua e calote: Rival da Brastemp tem fim decadente no Brasil
Qual é a situação do Commerzbank hoje?
É importante deixar claro ainda que, apesar de estar no Brasil há mais de 60 anos, a empresa só atuou como banco após 2016. Após isso, a empresa voltou a funcionar como antes, atuando apenas com um escritório representativo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Diante de todas essas informações, é que, sua situação atualmente, em abril de 2024, é que a empresa realmente não funciona mais como um banco. Assim, como foi mencionado, agora, a empresa atua como um escritório representativo.