Bar famoso do Rio de Janeiro, onde pessoas faziam fila no lado de fora para entrar, teve fechamento decretado pela justiça
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), através do juiz Alexandre de Carvalho Mesquita, da 1ª Vara Empresarial da Capital, decretou a falência do Bar Luiz, um dos bares mais antigos do Brasil, fundado em 1887 e localizado na Rua da Carioca, 39, no Centro do Rio. O estabelecimento completou 135 anos em janeiro deste ano.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida foi pedida pelo administrador judicial porque as recuperandas não apresentaram o Plano de Recuperação Judicial no prazo de 60 dias, o que impediu o administrador de fazer uma análise contábil e financeira correta das sociedades, inviabilizando o acompanhamento da atividade empresarial pelos credores e demais interessados.
“O bar estava precisando de obras. Eu tentei investidor e vários meios de conseguir a operação do Bar Luiz, mas infelizmente não foi possível. Fico muito triste porque é a morte de um reduto histórico e cultural do Rio de Janeiro e causa um certo impacto na cultura do Rio. Eu sei que eu tentei e fiz o que pude”, contou.
O estabelecimento fechou de vez?
O estabelecimento está desde 2020 em processo de recuperação judicial. Fundado em 1887, o histórico bar enfrentou “dificuldades financeiras extremas” nos últimos anos, e os donos do estabelecimento chegaram a anunciar, em setembro de 2019, que fechariam as portas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Depois de uma corrente de solidariedade entre frequentadores do bar, a proprietária Rosana Santos repensou a decisão e resolveu manter o estabelecimento funcionando.
Ao longo de seus 133 anos, o Bar Luiz recebeu grandes nomes da vida noturna do Rio de Janeiro. Como o escritor Olavo Bilac, o historiador Sérgio Buarque de Hollanda e o compositor Ary Barroso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE