O âncora do om Dia São Paulo cravou a situação da varejista tradicional e expôs na bancada do Bom Dia São Paulo a bomba aos telespectadores
Âncora do Bom Dia SP, da Globo, Rodrigo Bocardi é responsável por atualizar os telespectadores sobre os principais acontecimentos do Brasil e do mundo no jornalístico matinal da emissora carioca. A propósito, o comandante do jornalístico trouxe à tona uma notícia bombástica e que paralisou o Brasil.
Durante o programa, o jornalista confirmou uma triste notícia a respeito da Livraria Cultura, que vem enfrentando uma forte crise desde 2015 e se viu obrigada a fechar uma de suas principais lojas no coração de São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A loja da Livraria Cultura do Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, foi definitivamente fechada nesta segunda-feira, depois da confirmação do decreto de falência, pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, emitido em maio”, comunicou Bocardi, durante uma edição de junho de 2023 do BDSP.
Depois, o apresentador trouxe maiores detalhes da situação da rede de livrarias. “Livraria Cultura, uma das redes mais tradicionais do país, vinha enfrentando uma forte crise desde 2015. Processo de recuperação judicial se estendia por 4 anos, quando a 2° Vara de falências e recuperações judiciais do Fórum Central Civil decidiu aceitar o pedido”, detalhou.
Bocardi ainda revelou o tamanho da inadimplência da Livraria Cultura, que já foi considerada uma das maiores do Brasil e se afundou em uma crise sem fim, exposta no Bom Dia SP.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Segundo o juiz Monteiro Filho, a inadimplência da empresa passa de R$1,6 milhão. A empresa tem hoje apenas uma loja física, em Porto Alegre e mantém as operações pelos canais digitais”, frisou.
Vale dizer que, a varejista teve a falência decretada, pela segunda vez, pela justiça de São Paulo em 2023, pelo não cumprimento do plano de recuperação. Mas, como uma grande reviravolta, conseguiu suspensão da decisão judicial e seguiu mantendo atividade no país.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Informações do ‘G1’ dão conta que, cerca de um mês e meio após ter a falência decretada pela justiça, a Livraria Cultura seguiu seu funcionando no Conjunto Nacional, na região da Avenida Paulista. Mas, o local contava com uma ordem de despejo e agora em 2024, a empresa não conseguiu a suspensão da ordem.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A unidade possui dívidas de aluguel que ultrapassam os R$ 15 milhões desde 2020. Dessa forma, com a decisão do juiz de não suspender a ordem de despejo da unidade na Avenida Paulista, ela fechando as portas no mês passado.
Além disso, vale destacar que, a Livraria Cultura NÃO teve a falência decretada novamente. O que de fato ocorreu foi o despejo da unidade em São Paulo, mas, a empresa segue ativa e atendendo os seus clientes com toda excelência e carinho que sempre tiveram, porém, apenas pelo site.
Quando a Livraria Cultura foi fundada?
A Livraria Cultura foi fundada em 1947, por Eva Herz. Ao longo de anos, ela foi uma das empresas mais importantes do segmento e, atualmente, vive o momento mais difícil de sua história.