Urgente
Luta contra a falência: Bradesco entra em guerra na justiça contra a maior varejista do Brasil
15/09/2023 às 20h51
Bradesco entra na justiça e arma guerra contra a maior varejista do Brasil
O Bradesco e uma das maiores varejistas do país estão vivendo um pé de guerra na justiça por conta de um problema do começo de 2023.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa varejista encontrou da noite para o dia um rombo de mais de 40 bilhões de reais nos seus cofres, abriu recuperação judicial e ninguém sabe da onde surgiu esse problema.
Quem ainda não identificou, estamos falando das Lojas Americanas, que não quer de jeito algum abrir a confidencialidade das conversas com os acionistas para o Bradesco, um dos credores da empresa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo informações do UOL, em petição enviada nesta quinta-feira (14) à Justiça de São Paulo, o Bradesco acusa as Americanas de fazer “a mais pura chicana” para impedi-lo de ter acesso aos documentos e comunicações de diretores e acionistas da varejista.
O QUE ESPECIFICAMENTE O BANCO QUER?
O pedido formulado pelo Bradesco tem a intenção de que a Justiça libere o andamento de um pedido de produção de provas ajuizado pelo Bradesco contra as Americanas para descobrir os responsáveis pelo rombo de R$ 20 bilhões nas contas da varejista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o Uol, o Bradesco diz que o pedido de suspensão foi uma forma desleal da varejista em proteger os acionistas.
“A irresponsável exceção de suspeição aqui respondida – que, claro, não podia deixar de se fazer acompanhada de mais um pedido oportunista de suspensão do processo – é só a mais nova tentativa da Americanas de livrar seus Controladores e Conselheiros da complicada situação em que se puseram, ou de ao menos ganhar-lhes um tempo para que as provas ainda remanescentes de seu envolvimento na companhia possam ser permanentemente excluídas”, disse o Bradesco em petição.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Falência, engolida pelo Carrefour e R$9M pelos ares: Extinção de 3 redes de supermercado desolam país
● “Envenenamento agudo”: Macarrão nº1 é banido das prateleiras dos mercados em país e alerta é dado
● Alerta aos aposentados do INSS: Aumento do benefício chega voando em 2025 e é maior do que o imaginado
Em nota a UOL, as Americanas disseram que: “o Programa de Antecipação de Fornecedores (PAF) não tem qualquer relação com o tema Risco Sacado, como o Bradesco teria alegado em sua petição. O PAF nada mais é do que um programa de antecipação de fornecedores com caixa próprio, implantado no final de 2021, tendo sido amplamente discutido e aprovado junto aos órgãos de governança da empresa, devidamente registrado nos demonstrativos contábeis e informado ao mercado com total transparência. Trata-se, portanto, de financiamento com caixa da Companhia e, como tal, não é dívida junto a bancos.”
Autor(a):
Bruno Zanchetta
Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]