ADEUS
Falência: Canal de TV aberta dura menos de 1 ano, faz demissão em massa e é obrigado a sair do ar às pressas
08/09/2023 às 10h29
Importante canal de TV aberta, a Loading chegou ao fim após não resistir à falência e demitir mais de 60 funcionários
Grande aposta da TV aberta, o canal Loading saiu do ar com menos de um ano no ar após enfrentar falência. A emissora tinha a missão de resgatar parte dos clientes que ficaram ‘órfãos’ da MTV Brasil, mas nem o saudosismo foi capaz de manter a empresa de pé.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A estreia do canal ocorreu em 7 de dezembro de 2020, ocupando a frequência da extinta MTV Brasil (1990-2013). Sua programação era diversa e tinha foco em música, cultura pop e jogos, totalmente dedicada ao público jovem.
Logo na primeira semana, uma crise atingiu os bastidores da Loading. A empresa perdeu profissionais do programa “Metagaming” e do campeonato de LOL (League of Legends).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A debandada ocorreu com horas de diferença e os profissionais acusaram a emissora de censura. Eles também não concordavam com a linha editorial proposta pela empresa.
CRISE E DEMISSÕES
Em maio de 2021, a Loading demitiu 60 funcionários de uma vez só e encerrou todas as transmissões ao vivo. A empresa sobreviveu um tempo apenas com reprises, antes de desligar seu sinal de uma vez.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Thiago Garcia, presidente da emissora, chegou a bloquear funcionários nas redes sociais após receber críticas pela forma que conduziu o canal. Ele também recebeu acusações de censurar conteúdos como na Ditadura Militar, de acordo com o portal Na Telinha.
COMO ERA A AUDIÊNCIA DA LOADING?
A Loading teve uma boa audiência em sua primeira semana no ar. De acordo com dados da Kantar Ibope, o canal cresceu 134% na audiência em seus primeiros sete dias na Região Metropolitana de São Paulo.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Nova lei armada no governo Lula chega com isenção no Imposto de Renda e +5 benefícios aos trabalhadores
● Banco Central em alerta: Comunicado emergencial do cartão de crédito atinge clientes do Nubank, Santander e mais
● Substituta de Tralli para Jornal Hoje e crava FIM de banco tão grande quanto Santander
A maior contribuição de audiência foi entre o púbico jovem entre 25 e 34 anos, com altas na faixa entre 7h e 12h (com 173%) e 18h e 1h (com 132%).
Nos primeiros 45 dias no ar, o canal conseguiu números expressivos que superavam a Rede Brasil, Gazeta, Cultura, RedeTV! e Band. Os números, entretanto, começaram a despencar com o passar dos meses.
Autor(a):
Paulo Damião
Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é [email protected]