ADEUS
Falência de montadora e encerramento de produção: O triste fim de carro TRADICIONAL, rival da TOYOTA
28/07/2023 às 12h17
Uma montadora rival da Toyota tentou se estabelecer no Brasil, mas deixou as concessionários devido ao fracasso
O Brasil já contou com a presença de algumas marcas estouradas fora do país, mas que não vingaram aqui. A Mazda é uma montadora japonesa que nunca teve sorte do país e perdeu espaço para concorrentes conterrâneas, como a Toyota e a Honda.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A tradicional fabricante japonesa ficou no Brasil por nada menos que 10 anos, mas nunca conseguiu engatar nas vendas. A chegada ao país aconteceu em 1990, com a reabertura dos portos e contou com carros com potencial para rivalizar com outras marcas.
A chegada dos modelos MX-3, MX-5 e 626 ocorreu por meio da Mesbla, que foi uma gigante do varejo brasileiro que fechou as portas em 1999. Com a falência, os carros da Mazda também foram embora e nunca mais voltaram.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com uma entrevista ao Autopapo, em 2017, o presidente e CEO da Mazda na América do Norte, Masahiro Moro, garantiu que não tem planos de retornar ao Brasil. “Primeiro, pelos altos impostos cobrados pelo governo brasileiro. Segundo, pelas dificuldades para estabelecermos uma fábrica no país”, afirmou.
SUCESSO EM EXPORTAÇÕES
A marca japonesa anunciou no início de 2023 que foi a montadora que mais importou no ano passado. Saíram do país 49.241 automóveis produzidos nas fábricas de Sorocaba e Indaiatuba, ambas em São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os modelos Etios, Yaris e Corolla Cross, fabricados em Sorocaba, bem como o sedã Corolla, em Indaiatuba, compõem o portfólio de exportações da Toyota.
QUANDO A TOYOTA CHEGOU NO BRASIL?
A Toyota chegou no Brasil em 1958, quando a montadora japonesa inaugurou um escritório na cidade de São Paulo. Sua primeira fábrica ficava no bairro do Ipiranga, assim como outras marcas da época que começavam a chegar no país. Em 1962, a empresa já estava estabelecida em uma grande montadora na cidade de São Bernardo do Campo.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Falência, engolida pelo Carrefour e R$9M pelos ares: Extinção de 3 redes de supermercado desolam país
● “Envenenamento agudo”: Macarrão nº1 é banido das prateleiras dos mercados em país e alerta é dado
● Alerta aos aposentados do INSS: Aumento do benefício chega voando em 2025 e é maior do que o imaginado
Autor(a):
Paulo Damião
Eu sou Paulo Damião, jornalista formado pela FIAM-FAAM, em 2020. Trabalho com celebridades desde 2017 e admiro tudo o que envolve o mundo dos famosos e da televisão. Já entrevistei artistas, participei de coletivas de imprensa e sou responsável por desenvolver vários especiais de destaque no TV Foco.Meu email é [email protected]