Inacreditável!

Falência confirmada pela Globo: O fim de empresa GIGANTESCA e centenária em meio à dívidas bilionárias

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Empresa centenária entra em falência e situação foi noticiada pela Globo (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

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A confirmação de falência, noticiada pela Globo, de um importante nome no setor de transporte que viu tudo ruir após 100 anos de existência

E o G1, portal de notícias da Globo, em agosto de 2023, mais precisamente no dia 07 de agosto, noticiou um falência de uma empresa extremamente tradicional que deixou a todos de queixo caído.

Estamos falando da Yellow Corp, uma centenária empresa norte americana muito forte no segmento de transportes rodoviários.

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Infelizmente essa gigante entrou com um pedido de falência no dia 06 de agosto após enfrentar um cenário crítico e adverso. Ainda de acordo com o portal da Globo, a empresa aderiu ao Capítulo 11.

Pra quem não sabe, esse Capítulo, se trata de uma regra norte-americana que permite a empresa, com dificuldades financeiras, a continuar funcionando normalmente, dando-lhe um tempo para chegar a um acordo com os credores.

Exatamente como funciona a nossa “recuperação judicial” no Brasil quando uma empresa declara falência.

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Inacreditável

A queda da  Yellow (anteriormente conhecida como YRC Worldwide Inc) chega a ser inacreditável, afinal de contas, ela é considerada uma das maiores transportadoras de cargas dos EUA.

Nos últimos anos, ela chegou a aumentar os preços do transporte para tentar suprir com os custos ao surgir as novas empresas que visavam competir com a gigante.

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Em nota, o Ceo da Yellow, Darren Hawkins, emitiu um comunicado divulgado ao mercado aonde ele expressa todo o sentimento diante da queda:

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“É com profunda decepção que a Yellow anuncia que está fechando após quase 100 anos no mercado”  

Fora isso ele destacou que por gerações, a Yellow forneceu a centenas de milhares de americanos empregos sólidos e bem remunerados e carreiras gratificantes.

Cenário crítico

Segundo o G1, o pedido de falência lista ativos e passivos da empresa estavam estimados entre  US$ 1 bilhão contra US$ 10 bilhões, tendo mais de  100 mil credores.

Vale mencionar que essa informação veio em primeira mão através do jornal Wall Street Journal. No ano 2020, ainda sob o governo Trump, o Departamento do Tesouro Americano chegou a conceder à empresa um empréstimo de US$ 700 milhões para a era da pandemia por motivos de segurança nacional.

Porém, o dinheiro acabou não sendo suficiente  para arcar com as dívidas.

Os Teamsters*, que representavam os 22 mil trabalhadores sindicalizados da Yellow, disseram que a empresa demitiu centenas de funcionários não sindicalizados nas últimas semanas.

A empresa, com sede em Nashville, Tennessee, tinha só em julho 30 mil funcionários nos Estados Unidos.

*Sindicato nos Estados Unidos e Canadá. Formado em 1903 pela fusão de várias organizações locais e regionais de caminhoneiros, a união agora representa uma diversa coletividade de trabalhadores manuais e outros profissionais tanto públicos quanto privados.

As ações do Yellow caíram mais de 40% desde o dia 03 de agosto de 2023, quando a notícia de que a companhia poderia entrar com pedido de falência veio à público pela primeira vez.

De acordo com o portal Investing, esse pode ser considerado o maior  colapso em termos de receita e empregos para o inconstante setor de caminhões dos Estados Unidos, embora os clientes digam que as interrupções deveriam ser limitadas.

Em que situação a empresa se encontra agora?

De acordo com a Fox Business, a Old Dominion Freight Line, com sede em Thomasville, Carolina do Norte, apresentou uma oferta de US$ 1,5 bilhão para comprar as participações norte-americanas da falida Yellow.

O Wall Street Journal informou que a oferta do Old Dominion chega a quase US $ 200 milhões a mais do que uma oferta apresentada pela Estes Express Lines, com sede em Richmond, Virgínia, e desencadearia um possível leilão supervisionado pelo tribunal.

Se as propriedades atingirem os valores propostos, o vencedor obterá uma rede de 169 terminais de caminhões e o Yellow obterá mais do que o dinheiro necessário para pagar os empréstimos contraídos antes do arquivamento do capítulo 11.

A empresa ainda disse que ainda planeja pagar integralmente o resgate, apesar de quase 100.000 credores e US$ 1,3 bilhão em pagamentos de dívidas com vencimento em 2024.

Porém, de acordo com a Reuters, no dia 13 de setembro de 2023, a empresa Estes Express apresentou uma oferta revisada de stalking horse* no valor de 1,525 bilhão de dólares em dinheiro para os centros de remessa falidos da Yellow Corp.

*De acordo com o portal Migalhas, o stalking horse se configura quando a empresa em insolvência escolhe, entre os possíveis compradores, quem fará a primeira oferta pelos seus ativos. Assim, o stalking horse vai determinar uma oferta base, para que os demais possíveis compradores não possam ofertar valores abaixo.

Segundo a  Yellow essa nova oferta de Estes é a melhor e superior à oferta de US$ 1,5 bilhão da Old Dominion Freight Line Inc, como mencionamos acima.

No documento, a Yellow alegou que cerca de 540 potenciais compradores dos ativos contataram a empresa até o momento, e o consultor de falências Ducera Partners e 307 assinaram acordos de confidencialidade para avaliar os ativos.

Vale dizer que ainda NÃO SE TEM nenhuma atualização sobre o caso, se a empresa foi ou não arrematada por essas empresas.

 

A Old Dominion Freight Line fez uma oferta bilionária pelas participações da falida Yellow (Foto Reprodução/Internet)

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

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