Silvio Santos já salvou a TV Globo da miséria e a ajudou a se tornar a líder
Quem acompanha as notícias sabe que atualmente a TV Globo é a emissora líder no país, tanto em audiência, como faturamento e repercussão. Mesmo com o aumento das plataformas de streaming e outros meios de passar o tempo, o canal dos Marinho segue no topo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mas o que poucos imaginam é que nem sempre a situação foi como atualmente, isso porque a TV Globo já enfrentou uma grande crise e contou com a ajuda de Silvio Santos, dono do SBT para se reerguer.
O fato é que nos primeiros anos de existência a TV Globo enfrentou uma série de problemas, pouca estrutura e não gerava lucros. No mesmo período, Silvio Santos era o maior trunfo do canal, isso porque o dono do SBT alugava os horários de domingo da emissora e seu programa era líder de audiência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O pai de Patrícia Abravanel apresentava o único programa que chamava a atenção do público e fazia sucesso como nenhum outro. A história foi confirmada por José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, em sua biografia lançada em 2011.
Em determinados trechos, o ‘todo poderoso’ da Globo alegou que Silvio Santos salvou a Globo da falência ao emprestar dinheiro para pagar os colaboradores: “Ele pagava o aluguel e adiantava três ou quatro meses, e às vezes até um ano, para que a gente pudesse pagar os funcionários. Então Silvio Santos emprestou muito dinheiro ao doutor Roberto Marinho”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além da verba, o dono do SBT ajudava a Globo na divulgação de seus outros produtos: “Além de emprestar dinheiro, ele foi basicamente o cara que deu o empurrão fundamental na Globo em São Paulo, porque nós tínhamos um ‘alto falante’. Ele levava artistas de novelas, promovia as estreias, portanto, devemos de certa forma a ele o início da emissora em São Paulo”.
+ Ator gay da Globo faz confissão publicamente envolvendo a Xuxa: “Fazia isso escondido”
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o TV História, a relação de Silvio Santos com a Globo começou a ruir no mesmo período em que foi implantado o ‘padrão Globo de qualidade’, em 1971. Na época o dono do SBT não queria dividir o dinheiro que ganhava da venda de anúncios e alguns diretores ficaram incomodados, desejando que o mesmo deixasse o canal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Roberto Marinho conseguiu manter Silvio Santos na Globo e renovou seu contrato que durou até 1976, quando o empresário conquistou a concessão da TVS, que se tornaria o SBT.
ORDEM EXTREMA
Atual dono do SBT, Silvio Santos comanda emissora com mãos de ferro e mesmo distante segue acompanhando o que está acontecendo em sua emissora, tanto que recentemente o comunicador baixou uma ordem extrema.
O fato é que o astro deixou bem claro que não gosta de receber homenagens em seu aniversário, sendo assim proibiu toda a equipe do canal de fazer qualquer coisa especial na data em que ficará um ano mais velho.