EITA

Falência de 2 bancos e reviravolta no PIX: 3 decretos do Banco Central paralisam o Brasil

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Banco Central / PIX - Montagem: TVFOCO

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Banco Central acabou sendo responsável por decretar a falência de 2 bancos. Além disso, o BC também surpreendeu ao paralisar o Brasil com uma reviravolta do PIX

Os bancos desempenham um papel fundamental na economia de um país. Nessa matéria, por exemplo, sobre 3 decretos do Banco Central que pegou os clientes completamente de surpresa.

De início falaremos sobre 2 falências de bancos que causaram um verdadeiro alvoroço em toda a economia. Além disso, teve a reviravolta no PIX, que caiu como uma grande bomba.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Falência de 2 bancos

O mercado financeiro acabou ficando bastante abalado devido ao colapso de destacadas instituições, nomeadamente a BRK Financeira e a PortoCred.

De acordo com informações do Seu Crédito Digital, esses eventos obrigaram o Banco Central do Brasil a intervir diretamente nessas instituições financeiras.

As causas do colapso desses bancos são complexas e variam desde a má administração até falhas na aderência às normas regulatórias fundamentais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diante disso, o Banco Central optou pela liquidação extrajudicial das entidades, uma medida extrema que visa a proteção da economia e dos interesses dos credores.

Uma das principais proteções aos investidores é fornecida pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), que assegura até R$ 250 mil por pessoa em caso de falência.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Reviravolta no PIX

Pix é o pagamento instantâneo brasileiro. O meio de pagamento criado pelo Banco Central (BC) em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dessa vez, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, surpreendeu ao confirmar uma grande reviravolta em relação ao PIX que promete ajudar milhões de pessoas.

Isso porque o Banco Central firmou uma primeira associação para disponibilizar o pagamento via Pix por aproximação por meio da carteira digital do Google.

“Você vai ter a sua wallet no Google, você tem os cartões de crédito e você vai poder ter o Pix, você vai poder fazer o roteamento para a conta que você quiser”, disse Campos Neto.

No caso da parceria com o Google, a ideia é de que poderá haver uma conta padrão, mas também mais do que uma conta para fazer o pagamento via Pix.

De acordo com informações da Jovem Pan, Campos Neto disse que haverá “uma certa programabilidade” para “rotear as contas.” “Vai ser muito fácil”, ele afirmou.

Considerações finais:

O Banco Central acabou sendo responsável por decretar a falência de 2 instituições financeiras. Além disso, o BC surpreendeu ao soltar uma verdadeira bomba sobre o PIX e pegou todo mundo de surpresa.

Qual a diferença entre falência e recuperação judicial?

Segundo o portal Vem Pra Dome, ambos os institutos têm como objetivo a satisfação de dívidas de uma empresa. Contudo, a principal diferença está na continuidade ou não do empreendimento.

No caso da recuperação judicial, se ganha tempo para recuperar a capacidade de gerar resultados na empresa. Aliás, na falência, não existe a reestruturação do negócio e ele acaba fechando as portas.

Mas, a ideia por trás da recuperação judicial é manter o negócio ativo, gerando empregos e possibilitando que a empresa pague as suas dívidas. Na falência, ocorre o encerramento do negócio.

Autor(a):

Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: kelvis.oliveira@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile