Falência de 2 shoppings causou espanto por causa de uma dívida milionária que obrigou os mesmos a darem adeus em São Paulo
Fim de 2 shoppings tão populares quanto o Iguatemi em SP devasta paulistas, que tiveram que lidar com a falência dos centros comerciais por causa de dívida milionária.
Muita gente pode achar estranho, afinal a falência de um shopping causa espanto, visto que existem várias lojas, restaurantes e áreas de lazer, que fazem com que seja difícil chegar a tal ponto de ter que encerrar as atividades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUAL FOI O PRIMEIRO SHOPPING QUE DEU ADEUS?
O Shopping Center Matarazzo, situado na Avenida Paulista em São Paulo, não era apenas um centro de compras, mas um marco histórico e cultural da cidade.
Sua trajetória, iniciada em 1975, esteve intimamente ligada à memória da região e da própria metrópole, testemunhando transformações e tornando-se um símbolo de modernidade e desenvolvimento.
A partir de informações do portal UOL e de apurações feitas pela equipe especializada do TV Foco em falência, detalha agora o fim do Shopping Center Matarazzo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fim de uma era: Shopping popular de Salvador, BA, fecha as portas após 40 anos e deve ser demolido
C&A e Zara choram: Rival de 25B desembarca em shoppings populares do Brasil para esmagar 2 gigantes
Proibição nos shoppings e +1 lei: Tarcísio sanciona 2 viradas em SP e atinge Cidade Jardim, Ibirapuera e+
O shopping foi construído no antigo complexo das Indústrias Matarazzo. Em 1975, após o declínio da indústria têxtil, o local foi transformado no Shopping Center Matarazzo.
O centro comercial rapidamente se tornou um ponto de referência para compras na capital paulista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A grande variedade de lojas, restaurantes, cinemas e serviços atraía um público diversificado, incluindo famílias, jovens e trabalhadores da região.
O shopping também se tornou palco de eventos culturais e sociais, consolidando-se como um importante ponto de encontro e lazer para os paulistanos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
QUAL O MOTIVO DA FALÊNCIA DE UM DOS GRANDES SHOPPINGS DE SP?
A forte concorrência com outros centros comerciais, a mudança no perfil dos consumidores e a falta de investimentos em modernização levaram a um declínio gradual no movimento.
O shopping foi a leilão em 1997 devido a dívidas e problemas administrativos. O grupo gaúcho Zaffari adquiriu o empreendimento por 18,5 milhões de reais.
Mesmo após a venda, o shopping continuou operando no local por mais cinco anos.
Em 2002, o Sonda enfrentou uma disputa judicial devido a uma ordem de despejo emitida pelos novos proprietários, que exigiam o fechamento do supermercado que operava no local.
Resolvido o impasse, o shopping foi fechado e demolido. Após isso, iniciaram as obras do Bourbon Shopping São Paulo, inaugurado no mesmo terreno em março de 2008.
DESSE MODO, QUAL OUTRO SHOPPING DE SÃO PAULO FECHOU AS PORTAS?
Primeiramente, outro centro comercial que deu adeus foi o Shopping Capital, inaugurado em maio de 2006.
A partir de informações do portal G1 e de apurações feitas pela equipe especializada do TV Foco em falência, detalha agora o fechamento do Shopping Capital.
Gigantesco, ele possui 59.433 metros quadrados distribuídos entre 8 pavimentos. Tinha 170 lojas e um campus do Centro Universitário Capital (Unicapital) que ocupava os últimos três andares do edifício.
Mas, não demorou para o Shopping Capital se tornar um problema. A construção excedeu os limites os quais a Prefeitura de São Paulo havia autorizado.
Em 13 de junho de 2008, 2 anos após sua inauguração, ele foi lacrado pela terceira vez. E os problemas seguiriam.
Porém, ele foi oficialmente interditado em junho de 2012. Desse modo, o motivo é a falta do Habite-se e de Licença de Funcionamento.
AFINAL, COMO ESTÁ O PRÉDIO ONDE FUNCIONAVA O SHOPPING?
Ele então passou um ano lacrado, até que em 2013, onde o empreendimento localizado na avenida Paes de Barros, 2761, na Mooca, teve o seu leilão anunciado.
Assim, como uma falência, ele foi encerrado em 2012 e passou os anos seguintes disponíveis para a venda.
Contudo, hoje em dia, o prédio continua abandono, com muitos usuários de drogas no entorno e sem nenhum tipo de previsão do que acontecerá com ele.
Com o fim do empreendimento, lojas, cinemas, praça de alimentação, caíram no esquecimento e o shopping hoje é apenas um problema para a prefeitura resolver.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
- Primeiramente, 2 grandes shoppings do Brasil precisaram fechar as portas de forma oficial.
- Em decorrência da inviabilidade econômica e dívidas milionárias, o Shopping Center Matarazzo e o Shopping Capital decretaram falência.
QUAL O MAIOR SHOPPING DO MUNDO?
Segundo informações do portal IE, o Dubai Mall é o maior do mundo, sendo considerado um dos principais pontos turísticos de Dubai.
Dessa forma, seu tamanho chamou atenção do varejo mundial, por ser o mais completo e maior shopping center do mundo construído até hoje.
Com isso, o Dubai Mall conta com 500 mil metros quadrados. Ele equivale a 50 quadras de futebol.
“Veja matéria completa sobre o fim de montadora n°1 dos brasileiros com mais de 40M de carros vendidos“.