Falência de 2 super bancos e concorrentes têm lucro bilionário
O Estados Unidos talvez esteja enfrentando a maior crise financeira desde 2008, quando afetou o mundo inteiro, e alguns de seus principais bancos estão saindo do mapa, como já aconteceu com o Silicon Valley Bank.
Agora, o Signature Bank e o Silvergate também estão fechando suas portas devido a crises financeiras, mas seus concorrentes não estão preocupados com a situação, pois estão tendo lucros bilionários nesse período.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar do cenário parecer completamente desfavorável e gerar desespero nos grandes investidores, já que mais de 180 bancos estão ameaçados com essa crise, as instituições financeiras gigantes estão lidando muito bem com isso.
Empresas como JPMorgan Chase, Bank of America, Wells Fargo, Citigroup, Goldman Sachs e Morgan Stanley, os principais do Estados Unidos, juntos alcançaram um lucro líquido de mais de 36 bilhões de dólares, o que é 17% superior ao de 2022.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esse valor é tão alto, que chega a ser superior ao empréstimo que 11 bancos fizeram, de 30 bilhões de dólares, para o First Republic Bank, para salvá-lo da falência após o fechamento do Silicon Valley Bank e do Signature Bank.
“Alguém que viveu os dias mais sombrios de 2009, quando o Morgan Stanley era visto como parte do problema, é realmente gratificante estar aqui 14 anos depois, como parte da solução”, comentou James Gorman, presidente da Morgan Stanley, um dos bancos que lucraram com a crise.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que aconteceu com a crise de 2008?
A inadimplência aumentou e o temor de novos calotes fez o crédito desacelerar, gerando um enfraquecimento na economia do Estados Unidos, pois com menos dinheiro, havia menos compra, menos lucro e menos pessoas empregadas.