3 companhias aéreas tiveram um triste fim, indo à falência e com aviões abandonados
Ao longo dos anos 3 companhias aéreas gigantes chegaram ao fim e tiveram até mesmo sua falência decretada. Ambas viveram o mesmo terror que a Gol encara nos dias de hoje, com dívidas astronômicas.
As viagens acontecem a todos momentos e hoje os passageiros contam com uma boa variedade de empresas, para escolher de acordo com a preferência. Porém o número de opções seria ainda maior se algumas não tivessem encerrado as atividades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Gol, atualmente, vive um momento delicado, com diversas dívidas e luta contra a falência, porém segue firme e forte em sua recuperação. Diferente da VASP, Air Brasil e Flex Linhas Aéreas, que encerraram suas atividades.
Viação Aérea São Paulo (VASP)
A Viação Aérea São Paulo (VASP) surgiu no dia 4 de novembro de 1933 e 8 dias depois inauguraram as suas duas primeiras linhas, onde decolaram os primeiros voos comerciais da empresa.
No dia 8 de novembro de 1939, quando estava completando 6 anos de história, aconteceu o primeiro grande acidades aéreo comercial brasileiro, com a aeronave da empresa PP-SPF.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal ‘Exame’, o poder estadual comprou 91% das ações da VASP, até que em 1990 o governador Orestes Quércia encabeçou a privatização. Por conta disso abriram uma CPI para investigar possíveis irregularidades.
Ainda segundo o site, durante esse período a companhia aérea encarou problemas logísticos e financeiros. Assim, em 2004, vários aviões foram impedidos de voar por conta de irregularidades.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Calote de R$ 8,4M e falência: O FIM de rede de supermercados tão popular quanto o Carrefour em 2024
● Falência decretada e leilão: Luta de cervejaria, rival da Heineken, gera tensão em clientes em 2024
● Prateleiras vazias e dívida impagável: Marca n°1 das donas de casa tem falência destruidora em país
Em 2005, de acordo com o ‘Exame’, a VASP suspendeu as suas operações e entrou com um processo de recuperação judicial. Porém o processo não teve êxito e em 2008 chegou ao fim com sua falência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Air Brasil
A Air Brasil foi uma companhia aérea fundada em São Paulo e voltada para o transporte de carga. Suas operações circulavam por São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Manaus, Goiânia, São Luís e Teresina.
Sua principal função era o transporte de cargas para os Correios, através da Rede Postal Noturna. Porém, em novembro de 2010, de acordo com o portal ‘Aero In’, teve seus voos proibidos pela ANAC.
A ANAC revelou que as aeronaves Boeing 727 apresentavam diversos problemas reportados e além disso ainda tinha um excesso de horas de voo, a mais do permitido.
Por não chegarem a um acordo, a Air Brasil encerrou as suas atividades em março de 2012 e hoje em dias suas aeronaves estão abandonadas.
Flex Linhas Aéreas
A Flex Linhas Aéreas surgiu no dia 28 de julho de 2006, como um novo nome comercial da antiga Nordeste Linhas Aéreas, subsidiária da Varig. Ela retomou as atividades oficialmente em março de 2008.
A empresa oferecia serviços de treinamento em transporte aéreo, onde capacitava os pilotos, comissários e despachantes operacionais. Porém a sua história não foi muito longa.
Isso porque, de acordo com o portal ‘Aviação Brasil’, a Flex Linhas Aéreas teve a sua falência decretada no dia 20 de agosto de 2010, pela 1° Vara Empresarial do Rio de Janeiro.
Quantas companhias aéreas há no Brasil atualmente?
Hoje, o Brasil conta com apenas três grandes companhias aéreas, sendo elas a Gol, Latam e Azul, que são responsáveis por 99,5% do transporte de passageiros.