A falência atingiu três grandes emissoras que revelaram artistas e chegaram a incomodar a Globo no passado
Pelo menos três grandes emissoras tiveram finais tristes devido à falência. A TV aberta no Brasil é dominada pela Globo, mas no passado outras empresas chegaram a ameaçar a platinada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A falência da primeira emissora que existiu no país pegou milhões de brasileiros de surpresa. Seu fim foi tão conturbado que o desligamento do sinal foi acompanhado praticamente em tempo real, com vários protestos na sede do canal, em São Paulo.
Estamos falando da TV Tupi, que foi a primeira emissora de televisão do Brasil. Fundada por Assis Chateaubriand em 18 de setembro de 1950, era a líder de audiência na década de 50.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A primeira a exibir uma telenovela, a emissora contratou os atores que faziam sucesso no rádio naquela época. O canal também foi responsável por transmitir satélite através de um esquema usando aviões para transmitir a inauguração de Brasília, em 1960.
Em crise financeira e sem poder renovar sua concessão, a TV Tupi teve falência declarada no dia 18 de julho de 1980, às 12h36. Vários funcionários foram contra o fim da emissora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Também histórica, a TV Excelsior surgiu em 1960. Foi a primeira emissora a tentar exibir conteúdo em cores, em 1963, durante o “Moacyr Franco Show”.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Falência e despejo: 2 varejistas populares do shopping Center Norte e +1 gigante tem fim confirmado
● De rival da C&A nos shoppings a queridinha das donas de casa: 2 gigantes enfrentam falência em 2024
● ADEUS e falência devastadora: Varejista tão popular quanto Magalu tem 120 lojas lacradas após 45 anos
O canal lançou inúmeras grandes estrelas, como Elis Regina e Gilberto Gil, nos programas “Show Dois da Bossa” e “O Brasil Canta no Rio”. Também apresentou pela primeira vez artistas como Renato Aragão e Dedé Santana.
Alvo de inúmeras censuras da ditadura militar e também alvo de incêndios que destruíram sua estrutura, a rede cedeu à pressão e declarou falência em 1970, com apenas dez anos de existência.
REVELOU A XUXA
Inaugurada em 1983, a Manchete foi a alegria das crianças entre os anos 1980 e 1990. O canal exibiu vários desenhos que eram novidade no Brasil, mas já eram sucesso em todo o mundo. A empresa também revelou Xuxa.
Com foco em jornalismo e também em exibir coberturas esportivas, a rede incomodou a Globo com a audiência de algumas de suas novelas, como “Pantanal” (1990) e “Xica da Silva” (1996).
Com sérios problemas de audiência e sem dinheiro para se manter de pé, a empresa de Adolpho Bloch fechou as portas oficialmente em 1999.
QUANDO A GLOBO SURGIU?
A inauguração da Globo aconteceu em 26 de abril de 1965.