Rival da Casas Bahia, gigante dos shoppings e +1: A falência de 3 varejistas populares ao sucumbir à crise
30/05/2024 às 8h30
3 varejistas gigantes não resistiram a forte crise financeira e acabaram indo à falência
Três varejistas gigantes deixaram todos chocados quando tiveram a sua falência decretada nos últimos anos. A crise financeira e dívida acumulada são os principais motivos do encerramento das atividades.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nos últimos anos, diversas marcas estão encarando uma forte crise financeira, que se intensificou com a chegada da pandemia da Covid-19. Portanto, algumas delas não resistiram e tiveram que encerrar suas atividades.
Gigante dos Shoppings
A Saraiva já foi a maior rede de livraria do Brasil. Surgiu no dia 13 de dezembro de 1914, em São Paulo e por conta de todo seu sucesso, estava presente na maioria dos shoppings espalhados pelo país, principalmente na cidade paulista.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Porém, mesmo com mais de 100 anos de história, passou a enfrentar crises financeiras. De acordo com o portal ‘G1’, entrou com o pedido de recuperação judicial em 2018. Isso aconteceu após não conseguir um acordo com os fornecedores, para a negociação dos débitos.
Ainda segundo o portal da Globo, na época, a empresa estava com uma dívida na casa dos 675 milhões de reais. Com o passar dos anos o problema não foi amenizando, pelo contrário, parecia ainda pior.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o ‘G1’, no dia 6 de outubro de 2023, a 2° Vara de Falências e Recuperações Judiciais da Capital decretou a falência da Saraiva. O pedido foi pela própria empresa, em razão das dívidas que, mesmo após 5 anos, não diminuíram.
A decisão foi do juiz Paulo Furtado de Oliveira Filho, que reconheceu o descumprimento do plano de recuperação judicial e assim determinou a suspensão das ações contra a falida.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Falência após 100 anos, adeus ao Atacadão e vendida à rival: Fim de fabrica n°1 de macarrão desola país
● Calote de mais de R$ 1BI e adeus após 87 anos: A falência devastadora de rival da Magazine Luiza
● Falência e engolida pelo fogo: Adeus de 2 gigantes ao Shopping Iguatemi e + deixam clientes sem chão em SP
“Embora formulado o pedido de autofalência, com a alegada apresentação de documentos exigidos, já há notícia de descumprimento do plano, o que determina, independentemente da vontade das devedoras, a convolação da recuperação em falência”, destacou o juiz.
Rival da Casas Bahia
A Mappin foi uma das maiores lojas durante as décadas de 1970 e 1980, vivendo o seu momento de expansão em 1990. Porém essa década também ficou marcada como o período de decadência da marca.
De acordo com o portal ‘Uol’, em 1999 a empresa acumulava mais de 300 pedidos de falência com uma dívida com 1.2 bilhão de reais.
Ainda segundo o site, as dívidas foram acumulando e a loja fechou as suas portas em 1999. Assim acabou sendo comprada em um leilão público pela Marabraz, em 2009, por 5 milhões de reais.
Já em 2011, Ricardo Mansur, que virou dono da loja em 1996, acabou condenado à prisão por conta de crime de gestão temerária de Instituição financeira.
Apesar, a Mappin foi relançada pela Marabraz em 2019, com um site que está no ar desde 2019 e a meta é se transformar em uma plataforma para o marketplace.
Nas redes sociais, a rede usa o slogan ‘Reviva o Mappin’. Atualmente a rede segue os padrões de preço da sua compradora, mas ainda segundo o ‘Uol’, a ideia é lançar uma linha premium para diferenciar os produtos vendidos pela Mappin e Marabraz.
Joalheria Natan
A joalheria Natan, que fazia um sucesso enorme nos shoppings do Rio de Janeiro, de acordo com o portal ‘Exame’, teve a sua falência decretada em maio de 2013. A decisão foi do juiz Fernando Cesar Ferreira Viana, da 7° Vara Empresarial do Tribunal do Rio de Janeiro.
A rede chegou a ter 11 unidades abertas, em seus mais de 40 anos de história. Porém, nos últimos tempos já estava fechando as suas lojas, por conta de uma dívida de 14 milhões de dólares.
A joalheria Natan chegou a entrar com um pedido de recuperação judicial em 2012, mas a justiça identificou problemas no cumprimento dos acordos e por conta disso decretou sua falência.
Quando a Casas Bahia foi fundada?
A empresa, uma das principais varejistas brasileiras, surgiu no ano de 1952, em São Caetano do Sul, cidade de São Paulo e conta com mais de 57 mil funcionários em suas mais de 570 unidades espalhadas pelo Brasil.
Autor(a):
Gabriel Amaral
Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. [email protected]. Minhas redes sociais são: