MERCADO CONCORRIDO
Facão à solta e falência decretada: A morte de 3 montadoras gigantescas no Brasil após anos
14/12/2023 às 19h01
O Brasil está entre os principais mercados automobilísticos da América Latina e abriga diversas companhias, mas marcas já caíram em falência
Algumas das gigantes automobilísticas mundiais já investiram alto no mercado nacional. No entanto, mesmo com um amplo público, boa parte delas não conseguiu fidelizar os clientes e tiveram falência decretada, mesmo depois de muitas tentativas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar de o mercado dos carros populares ter uma ampla concorrência, o de caminhões, que é menor, enfrenta os principais obstáculos, como apontou uma matéria do Brasil Trecho, a respeito desse tipo de veículo. Entenda a situação!
Matra
Entre 1987 e 1991, a companhia estrou no mercado brasileiro com foco total nas carretas. O primeiro modelo lançado foi o M-22, que fez sucesso durante algum tempo. No entanto, nos 4 anos de funcionamento, a marca não conseguiu emplacar e foi à falência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fiat Diesel
Na década de 70, a italiana, que segue entre as maiores empresas do ramo, tentou abrir um novo mercado por aqui. Foram quase 10 anos de estratégias, mas, as vendas foram caindo e o grupo deixou o Brasil, envolvendo brigas judiciais e problemas com funcionários.
Chevrolet Caminhões
Uma das pioneiras no Brasil, a multinacional começou a produzir, além dos carros, uma frota de carretas, em 1925. Em comparação às outras, a empresa conseguiu se manter por bastante tempo. Porém, sem mais acompanhar as novidades, eles fecharam em 1996.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O que acontece em caso de falência?
O processo reúne os bens da empresa, do empresário e dos sócios em questão. A Justiça, então, decide o que deve ser liquidado para levantar verba e pagar as dívidas, seja com credores, fornecedores ou funcionários.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Falência devastadora: Shopping popular de SP é aniquilando pelo Bourbon após 22 anos
● Falência e bens leiloados: Gigante dos chocolates, tão icônica quanto a Pan, tem fim decadente
● Dívida de R$152M e terror de falência: Rede de supermercados, tão popular quanto Atacadão, respira por aparelhos
Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]