O Brasil está entre os principais mercados automobilísticos da América Latina e abriga diversas companhias, mas marcas já caíram em falência
Algumas das gigantes automobilísticas mundiais já investiram alto no mercado nacional. No entanto, mesmo com um amplo público, boa parte delas não conseguiu fidelizar os clientes e tiveram falência decretada, mesmo depois de muitas tentativas.
Apesar de o mercado dos carros populares ter uma ampla concorrência, o de caminhões, que é menor, enfrenta os principais obstáculos, como apontou uma matéria do Brasil Trecho, a respeito desse tipo de veículo. Entenda a situação!
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Matra
Entre 1987 e 1991, a companhia estrou no mercado brasileiro com foco total nas carretas. O primeiro modelo lançado foi o M-22, que fez sucesso durante algum tempo. No entanto, nos 4 anos de funcionamento, a marca não conseguiu emplacar e foi à falência.

Entre o fim dos anos 80 e início dos 90, a Matra teve foco total em carretas no Brasil (Foto: Planeta Caminhão)
Fiat Diesel
Na década de 70, a italiana, que segue entre as maiores empresas do ramo, tentou abrir um novo mercado por aqui. Foram quase 10 anos de estratégias, mas, as vendas foram caindo e o grupo deixou o Brasil, envolvendo brigas judiciais e problemas com funcionários.
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Gigante do mercado, a Fiat já tentou emplacar caminhões no Brasil, mas foi à falência (Foto: Divulgação)
Chevrolet Caminhões
Uma das pioneiras no Brasil, a multinacional começou a produzir, além dos carros, uma frota de carretas, em 1925. Em comparação às outras, a empresa conseguiu se manter por bastante tempo. Porém, sem mais acompanhar as novidades, eles fecharam em 1996.
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Caminhões da Chevrolet chegaram ao Brasil em 1925 (Foto: Divulgação)
O que acontece em caso de falência?
O processo reúne os bens da empresa, do empresário e dos sócios em questão. A Justiça, então, decide o que deve ser liquidado para levantar verba e pagar as dívidas, seja com credores, fornecedores ou funcionários.
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