Crise
Rombo de 4,5 bilhões, calote até nos funcionários e 500 lojas fechadas: 3 redes de farmácia sucumbem a falência
29/02/2024 às 9h57
3 redes de farmácias sucumbem a falência, com rombo bilionário e 500 lojas fechadas
As 3 redes de farmácia que tiveram o seu fim com triste falência, uma com um rombo de mais de 4 bilhões, outra dando calote nos próprios funcionários e a última com 500 lojas fechadas, pegando a todos os clientes de surpresa com a situação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao longo dos anos as empresas enfrentaram grandes dificuldades financeiras, e boa parte conseguir dar a volta por cima e seguem na ativa até os dias de hoje, porém outras não conseguiram se sustentar e tiveram que encerrar as suas atividades.
De acordo com o portal ‘Panorama Farmacêutico’, uma das principais farmácias de Campo Grande (MS), a São Bento, entrou com um pedido de recuperação judicial em 2015 e desde então começou tudo a ir ladeira abaixo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ainda segundo o site, em 2024 já completou 2 anos que a rede está com as suas portas fechadas, por conta de uma dívida que girada em torno de 75 milhões de reais.
Mas uma coisa ainda preocupa os funcionários da época, já que a São Bento estão esperando por 8 anos os pagamentos dos valores devidos: “Quando fui demitida, não me pagaram o salário do mês e nenhum acerto trabalhista”, disse uma ex-funcionária.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Outra gigante do ramo, de acordo com o portal ‘CNN’, a Rite Aid, terceira maior rede autônoma, pediu sua falência no final de 2023, e revelaram que mais de 500 lojas serão fechadas no Estados Unidos.
Segundo a marca, eles chegaram a esse ponto por conta de uma grande concorrência, que aumentou nos últimos anos, e chegaram a ter dívidas que superaram a casa dos 3 bilhões de dólares.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Falência devastadora: Shopping popular de SP é aniquilando pelo Bourbon após 22 anos
● Falência e bens leiloados: Gigante dos chocolates, tão icônica quanto a Pan, tem fim decadente
● Dívida de R$152M e terror de falência: Rede de supermercados, tão popular quanto Atacadão, respira por aparelhos
Dessa maneira, a Rite Aid se tornou mais uma do setor a entrar com o pedido de falência e corre o risco de ter que encerrar suas atividades nos próximos meses ou anos.
Outra grande rede do Estados Unidos, a Purdue Pharma, de acordo com o portal ‘El País’, entrou com um pedido de falência no país, com um rombo que gira em torno de 4,5 bilhões de dólares.
Tudo começou após um escândalo, em que a farmácia produziu e comercializou de forma antiética o OxyContin, que pode ser muito viciante de não utilizado com prescrição médica e estimasse que 500 mil pessoas morreram de overdose por culpa da Purdue Pharma.
Qual a maior rede de farmácias do Brasil?
O Brasil, em todo o seu território, conta com centenas de farmácias, algumas somente naquela região em específico, mas há também as gigantes e a que é considerada a maior delas é a Raia Drogasil, após a fusão da Droga Raia e Drogasil.
Autor(a):
Gabriel Amaral
Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. [email protected]. Minhas redes sociais são: